TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do conto: Profissão, Nove Amanhãs. 1995 Autor: Isaac Asimov

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  2.534 Visualizações

Página 1 de 2

‘Profissão’, é um conto inserido na obra de ficção cientifica do livro ‘Nove Amanhãs’ de Isaac Asimov. O conto retrata a escolha profissional em um momento futurístico em que a humanidade coloniza o espaço.

Há três momentos importantes para esses “terráqueos do futuro”; o primeiro deles é “O Dia a Leitura”, em que as crianças são alfabetizadas por meio de fitas de instruções. No segundo momento, “O Dia da Profissão”, os jovens de dezoito anos recebem uma capacitação para que possam trabalhar com a profissão que mais se encaixa com suas habilidades. No terceiro e último, “O Dia das Olimpíadas”, esses jovens vão disputar vagas de trabalho em suas áreas profissionais.

Neste conto, as formas de escolha profissional foram padronizadas e as dúvidas e dificuldades que os jovens encontram para estudar e decidir suas profissões, não existem, pois a forma de aprendizado foi instruída de tal maneira que os jovens fazem parte de um sistema. No meio de toda essa forma padrão, o jovem George se encontra em uma posição diferente da normalidade, pois não se vê parte daquela padronização de aprendizagem, uma vez que acredita que as formas de estudo feitas através de livros, é muito mais eficaz que a forma padrão de fitas, pois os livros permitem que desenvolva-se as habilidades, enquanto as fitas enquadram as pessoas as formas de instrução preestabelecidas, enquadrando as pessoas a profissão que melhor encaixa com o nível intelectual de cada humano, e que não permitem o desenvolvimento intelectual e particular de cada um.

As pessoas com um nível intelectual alto, são encaminhadas para outros planetas, enquanto as menos capacitadas intelectualmente ficam na terra. O personagem George encontra-se desapontado e acredita ser uma pessoa inútil, pois não teve uma boa instrução e capacitação profissional. George então vai em busca de algo que o instrua a ser um bom profissional, e depois viver aventuras, descobre ser uma pessoa muito capacitada intelectualmente para se encaixar no padrão de aprendizado, assim, precisa estudar através de livros para desenvolver suas habilidades intelectuais.

O conto é longo e exige uma certa concentração na leitura, mas retrata uma história fascinante que nos faz refletir sobre o mundo profissional em que vivemos, e como utilizamos nosso saber, nossas habilidades, capacidades e desejos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com