TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha CONTOS DE FADAS: DE SUA ORIGEM À CLÍNICA CONTEMPORÂNEA

Casos: Resenha CONTOS DE FADAS: DE SUA ORIGEM À CLÍNICA CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

O texto Contos de Fadas: de sua origem à clínica contemporânea, escrito pelas autoras Raquel Elisabete e Sandra Djambolakdijan, retrata a ligação, de uma forma interessante, entre os contos de fadas, contadas e bem conhecidas pela sociedade e a forma que esses contos são transformadores nas vidas das pessoas, como forma de terapia.

O texto nos mostra o surgimento dos contos, dez de sua tradição oral e artesanal até a contemporaneidade, com a participação de autores pioneiros. Sabe-se que esses contos e histórias contadas veio se passando através de geração em geração. Entretanto, antigamente, os contos não eram destinadas ao universo das crianças por se tratar de histórias recheadas cenas de adultério, mortes, canibalismo, etc. Mas é a partir da “descoberta da infância” que os contos passam a adaptar as necessidades das crianças.

Num segundo plano, mostra-se a aplicabilidade dos contos de fadas em clínicas psicológicas e a transformação que isto pode causar na melhoria da vida do individuo. Usam-se as histórias infantis com crianças e até adultos para diagnóstico e tratamento. “O conto favorece a introspecção, afirma Caldin (2004), pois, por intermédio dele, a criança tem a possibilidade de pensar sobre seus sentimentos e tem a esperança de que o sofrimento que a acomete venha a ser passageiro”.

Considera-se que os contos produzem reflexões e são como fontes de prazer para produzir alegria, assim ajudar na terapia. E não só para crianças, os contos beneficiam, também, os adultos que não tiveram a experiência com o lúdico e nem com o brincar, apresentando falhar em seu desenvolvimento.

Os contos de fadas, como são conhecidos hoje, eram antigamente chamados de Contos da Carochinha, onde o termo Carochinha significava bruxa, indicando indelicadamente, desta forma, uma conotação nociva de mentira. Dando uma impressão de falta de magia e serenidade pra quem escuta e gosta de contos de fadas.

O que se sabe ao certo, é que os contos, clássicos ou modernos, embalam a fantasia e a imaginação das crianças, sobrevivendo aos séculos e sendo apreciados até os dias de hoje. Há contos de fadas no mundo inteiro. Eles estão entre as primeiras histórias que conhecemos quando crianças. Todos terminam com a frase "viveram felizes para sempre", nos levando ao mundo mágico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com