TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas História da Educação

Por:   •  4/11/2019  •  Abstract  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

2° Período de Letras

Disciplina: História da Educação

Docente: Denise Mendonça

Discente: Marcella Fernandes Sena

Atividade do Capítulo 10 – Educação Nacional

Responder somente:

  1. Uma educação que chame a atenção do aluno, sintetizando os principais conhecimentos de forma concisa, uma vez que com o advento das novas tecnologias, viu-se uma explosão de informações, sendo agora papel do professor, sintetizar e clarificar as mesmas. Além disso, uma educação que envolva o aluno no processo de ensino e aprendizagem, não o excluindo do mesmo. Portanto, uma educação centrada no aluno e na sua autonomia e não mais na figura do mestre.

3- Tanto Pestalozzi, quanto Rousseau consideravam o ser humano um ser bom, puro, cercado por convenções sociais e influencias do meio, retirando essa sua bondade original. Além disso, assim como Rousseau, Pestalozzi acreditava que o pensamento começava com a sensação e que o ensino deveria usar os sentidos, sendo o conhecimento conduzido pelo próprio aluno, com base na experimentação prática e na vivência intelectual, sensorial e emocional do conhecimento.

8- O surgimento e o avanço das novas tecnologias, advindas desde a Revolução Industrial. A tendência individualista, o qual valorizada a formação educacional do individuo e a necessidade de prepará-lo para a vida em sociedade.

Responder em paráfrase:

  1. No sentido de defender uma educação democrática, universal, e uma educação conscientizadora, voltada para a classe oprimida, além de uma escola única. Já a burguesa, defende uma educação que fosse privilégio apenas da classe dominante, sendo essa classe dominada, das massas, excluída dessa educação ou que recebesse uma educação diferente.

5- Isso representa a pedagogia da vontade em Herbart, argumentando que através dos pensamentos, surgem os desejos, que posteriormente se convertem em volição e isso influencia a criança em seu processo de aprendizado. Os alunos vêm com muitas origens, desejos e talentos diferentes, e o educador precisa ser um facilitador da aprendizagem em muitos aspectos, levando a criança ao controle de suas ideias e instruindo-a.

6- Enquanto o governo é exterior e heterônomo, mais usado com crianças pequenas, a disciplina supõe a autodeterminação característica do amadurecimento moral, característica de adolescentes e adultos.

7- A criação do seu método de instrução intitulado ‘ os cinco passos formais’, que se tornou uma doutrina pedagógica para o ensino tradicional, por seu caráter expositivo. Esse método se consistia em preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação.

10- As reformas conduziram a Alemanha a um ensino secundário eficiente, rigoroso e disciplinado, com baixo nível de analfabetismo e invejável posição de progresso técnico e administrativo. Portanto, fundou sua importância economicamente, uma vez que a partir de sua educação, obteve um crescimento enorme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com