TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Fonética

Por:   •  3/7/2019  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. Organização Charles Bally e Albert Sechehaye; com a colaboração de Albert Riedlinger. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidro Blikstein. 28ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

No universo da Linguística, é muito difícil delimitar o seu objeto concreto e integral, uma vez que a linguagem constitui uma noção muito abrangente, envolvendo as mais diversas áreas das relações humanas. Diferente do que ocorre com outras ciências, onde os objetos são dados de forma prévia e que podem ser considerados sob várias perspectivas, a Linguística não enfrenta essa relação, pois é o ponto de vista que cria o objeto. Independente da perspectiva que se adote, a Linguística apresenta duas faces particulares e dependentes uma da outra. Por exemplo: não se pode resumir a língua ao som, visto que as sílabas se estruturam pelos órgãos vocais e são captados pelas impressões acústicas. Apesar do fenômeno linguístico ser sempre dualista, duas faces que se correspondem e dependem uma da outra, qualquer que seja o lado que se aborde a questão, o objeto não se mostra de forma integral. Todavia, há uma maneira para solucionar os problemas: colocando-se no meio linguístico e tomando-o como regra para todas as outras formas de manifestações. Para reforçar o argumento de que o estudo sistemático da língua é indissociável da linguagem, Saussure defende a ideia de que o estudo da linguagem faz valer o argumento de que a capacidade de articular as palavras é fruto de uma ferramenta coletiva. O signo linguístico, denominado como Semiologia, atua como uma entidade que forma a linguagem. Deixando clara a diferença entre a Semiologia e a Linguística, devemos entender que, enquanto a Linguística estuda apenas a linguagem humana, a semiologia estuda todo e qualquer sistema de comunicação, seja natural ou convencional, como, por exemplo, a linguagem dos animais.

Palavras-chave: Linguística. Língua. Linguagem. Ciências.

 __________________________

* Graduando em Filosofia- Thiago Gustavo Ferreira de Figueiredo- Matrícula- 21952639

Resumo apresentado à Universidade Federal do Amazonas, para obtenção de nota parcial da disciplina Língua Portuguesa I- Turma I, sob orientação do Professor- Ytanajé Coelho Cardoso, Manaus 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com