TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de latim

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA EM LETRAS-ESPANHOL A DISTÂNCIA

LINGUÍSTICA GERAL I

Nome: Ana Paula Balbinot Palma

Turma: 04

Polo São Sepé

As Origens da Linguagem

O documentário mostra várias teorias relacionadas às origens da linguagem, colocando dois pontos em destaque: o religioso, que tenta comprovar que o homem já nasceu com a aptidão inata da fala; e o científico, que trata a capacidade da linguagem humana como sendo desenvolvida aos poucos, conforme o ambiente em que o homem estava socializado; no decorrer do documentário percebemos que o estudo científico é evidenciado por meio das entrevistas, pesquisas mostradas.

O documentário inicia falando sobre os humanóides, de como surgiram há 2 milhões de anos e por causa de várias restrições foram forçados a sair do continente africano, espalhando-se assim por vários lugares do mundo. O homo sapiens, que surgiu cerca de 100.000 mil anos, os primeiros humanóides com o dom da fala. Acerca de dados históricos, o sinal gestual teria sido a primeira comunicação. Alguns cientistas afirmam que a mímica é à base da comunicação, e que a fala seria o processo evolutivo, pois já havia o sistema de comunicação entre eles.

Os gestos não são aceitos para diferenciar o homem dos animais, como o macaco, que consegue se comunicar por sinais gestuais perfeitamente, mas como não falam, não há o sistema linguístico, porém não há como negar que os gestos foram a origem da linguagem humana e que se desenvolveu e evoluiu.

O homem é capaz de pensar e agir, para o bem próprio e para os outros, assim consegue criar, produzir e reproduzir seus próprios valores e sua sociabilidade é baseada na linguagem, portanto a necessidade de sobrevivência pode ter levado o homem a se comunicar, começando por signos.

No mundo em que vivemos hoje a comunicação e a tecnologia estão andando juntas e cada vez mais há uma evolução tecnológica, o que torna tudo mais facilitador, pois tudo o que precisamos conseguimos em minutos pela internet; podemos pensar que estamos no caminho de uma nova evolução da linguagem?

Referência Bibliográfica

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/36682/origem-e-historia-da-linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com