TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro para discussão – Filme “O óleo de Lorenzo”

Por:   •  1/10/2018  •  Bibliografia  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  1.425 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Stefanny Medeiros Costa                                                                                                    Turma: odontologia 2º semestre                                                                                          Disciplina: Metodologia Científica

Roteiro para discussão – Filme “O óleo de Lorenzo”

  1. O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?

Vão mostrar várias imagens de estudos, diagnósticos dos cientistas sobre algumas doenças e muitas fases de pesquisas. Um exemplo dessas imagens é quando os pais de Lorenzo estudam os medicamentos e procedimentos para a criação de um óleo para a cura da criança depois de receberem uma notícia ruim / negativa sobre a criação de tal óleo e observar em outra parte, quando pesquisadores estão na biblioteca.

  1. Essas imagens reforçam as ideias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique.

Sim, a ciência que seria pesquisas/conhecimentos baseados em dados e métodos científicos já realizados e todo catalogado o cientista vai fazer toda essa investigação procurando aplicar o conhecimento catalogado de forma prática. Portanto o filme mostra bastante essa prática por diversas pessoas, mas o principal seria os pais da criança, mostrando bastante preconceito por atuarem como cientistas e serem considerados leigos.

  1. No filme vemos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diversos procedimentos em  busca da cura da doença. Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Relate cada uma dessas fases da pesquisa até a chegada de uma hipótese mais provável e ao resultado satisfatório para a época.

Um dos objetivos da pesquisa mostrada no filme era descobrir o que causava a doença - chamada de ALD ou adrenoleucodistrofia (que é uma raríssima doença causada por falhas no cromossomo X) - e de identificar uma forma de amenizar o excesso de ácido graxo no cérebro. Alguns problemas foram encontrados como: Resistência por parte da medicina em aceitar avanços obtidos com pesquisas realizadas pelos leigos, o fato de o tratamento ser não autorizado/reconhecido pela medicina pela impossibilidade de realização de testes em humanos e incapacidade técnica para produção da fórmula dos óleos para a cura/minimização doença. Mas, o filme mostrou a metodologia que foi usada na pesquisa pelos cientistas e os pais de Lorenzo como: pesquisas de campo estudos- onde os pais de Lorenzo saíram para visitar outras famílias que tinham o mesmo problema; quando foram atrás de químicos que pudessem produzir o óleo; aprofundados em livros bibliográficos- que foi o que os pais e também alguns médicos fizeram durante o filme; e o  simpósio- onde ouve a participação dos pais de Lorenzo, de uma equipe de médicos e de pessoas interessadas no assunto.

O óleo criado pelos pais fez com que Lorenzo tivesse uma expectativa de vida muito maior do que a que os médicos já tinham pré-constatado.

  1.  Faça uma análise, a partir do filme sobre um dos temas abaixo:
  1. Ciência e fé

A ciência acredita naquilo que é provado, já a fé se baseia naquilo que não se vê. No filme o grande impasse era entre os cientistas e médicos  com relação a leigos elaborarem metodologia de pesquisas cientificas. Mas o que ficou bastante claro que foi à fé e o amor. Fé em acreditar que aquilo que estavam fazendo ia da certo e juntamente com o amor que tinham em salvar o seu filho. Mesmo que para muitos cientistas os seres humanos, sejam simples cobaias.

  1. Ciência e financiamento da pesquisa

Ciência e financiamento da pesquisa são questões que estão intimamente ligadas. No caso do filme a ciência vai se tornar muito relevante, já que há procura e pesquisas de vários procedimentos e novos medicamentos para a cura do garoto, já que é uma doença que até então era dada por incurável. Como toda pesquisa precisa de certos fundos para se concretizar essa não foi diferente, para muitas coisas eram necessários investimentos além de ir a diversos profissionais e estudiosos para a certeza do que se tava sendo feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com