TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Dos Poetas Mortos

Trabalho Escolar: Sociedade Dos Poetas Mortos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 5

Sociedade dos Poetas Mortos

Liberdade sf. Estado ou condição de homem livre.

A busca pela liberdade é feita constantemente por nós, os seres humanos. Tentamos ser livres a qualquer custo. O filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, mostra perfeitamente como essa busca pode ser difícil: jovens estudantes de uma escola tradicional que tem como base um sistema hierárquico disciplinador, são coagidos e aceitam o que ela os impõe. Até mesmo em função da repressão de seus pais, que dizem querer o melhor para seus filhos sem saber o que realmente interessa a eles. Com uma pressão muito grande sobre estes estudantes, eles começam a pensar e questionar se aquilo que está sendo imposto a eles é realmente o que querem para seu futuro. Então, iniciam-se as intrigas por causa da liberdade que leva a diversos caminhos e que nem sempre termina com um final feliz.

O filme é pura simbologia expressada na maioria das cenas por meio de objetos, ações e comportamentos. No início, o diretor da Welton School faz um discurso falando dos princípios básicos da instituição, que são: tradição, honra, disciplina, e excelência. Isto deixa claro a rigidez, a ditadura e o zelamento de idéias pedagógicas do colégio e a oportunidade única e privilegiada estudarem lá, exaltando o prestígio da instituição. Com a chegada do novo professor de Literatura inglesa, Sr. Keating, há o abalamento das estruturas conservadoras do internato e no comportamento dos alunos. Logo na primeira aula, Keating entra assobiando para descontrair o clima, provocando o estranhamento neles, pois até então as aulas com outros professores eram sérias, os leva pra o corredor, mostra a eles as fotos dos antigos alunos, e os dá uma lição de vida para que não tornem-se iguais a eles, com vários feitos na vida profissional, mas mortos infelizes, pois não viveram com intensidade a vida, e sim, defendendo seu lema, o do Carpe Diem (aproveite o dia), de maneira anormal e que espantou os alunos. Nas aulas sucessivas, aconteceram novas aulas inovadoras, com dinamicidade e participação de todos, como por exemplo: quando os manda arrancarem folhas do livro que definia poesia, alegando estarem de maneira errônea ao seu conceito, com isto rompia as regras, tanto moral quanto institucional, permite-os subir em sua mesa para verem a sala de outro ângulo, ou seja, uma nova visão do mundo, leva eles ao campo de futebol dando a eles uma aula pra desinibir a timidez, ao pátio os incentivando a andarem marchando de acordo como cada um sentia-se mais confortável, assim quebrando padrões. Os diversos poemas apresentados e as várias formas de interpretação que Keating os dava, fazia com que os textos tivessem vida, revolucionando, instigando e despertando o interesse dos internos pela Arte e Filosofia. Entre todos os internos, Neil se destaca, menino inteligente, obrigado a realizar o sonho do pai autoritário, entretanto com um sonho bem diferente do dele:o de ser ator. Em todo o filme vemos a luta de Neil para ser compreendido pela família e poder atuar, que é sua paixão e razão de viver. Na cena em que os pais de Neil descobrem sua atuação na peça “Sonho de Uma Noite de Verão” (na qual foi sua suma felicidade), em que eles estam no escritório, mostra um porta retrato típico da família feliz daquela época. A mãe sentada simboliza, tanto na foto que esta entre eles, quanto na sala, ser submissa ao pai.

Em Sociedade dos Poetas Mortos há uma interpretação da filosofia do Mito da Caverna de Platão bem interessante. Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com