TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociolinguistica

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

A linguagem é o uso da lingua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem pode ser verbal e não-verbal. A linguagem verbal é aquela que se utiliza de palavras quando se fala ou se escreve, já a não-verbal não se utiliza de palavras, e sim, de cores, gestos, objetos, pinturas, etc.

De acordo com Antonio Vicente Pietroforte, em seu livro Semiótiva Visual – os percursos do olhar, o texto pode ser definido como uma relação entre um plano de expressão e um plano de conteúdo. O plano de conteúdo diz respeito ao significado do texto, já o de expressão diz respeito a manifestação desse conteúdo em um sistema de significação verbal, não-verbal ou sincrético.

Ainda de acordo com o referido autor, o texto manifesta-se quando o conteúdo é relacionado com o plano de expressão.O plano de expressão, em muitos textos, funciona somente para veiculação do conteúdo, porém, em outros textos ele passa a fazer sentido. Neste caso, uma forma de expressão é articulada com uma forma de conteúdo, essa relação recebe o nome de semi-simbólica. O autor exemplifica citando que em uma pintura que o conteúdo é articulado de acordo com a categoria semântica vida versus morte, pode ter sua expressão formada de acordo com a categoria luz versus sombra, onde a sombra refere-se a morte, e a luz, à vida.

Assim, em um texto não-verbal o plano do conteúdo refere-se ao significado do texto, já o da expressão é a manifestação do conteúdo em um sistema de significação não-verbal, como por exemplo, linear (traçado feito por meio de linhas) ou pictórico (traçado feito por meio de manchas). O conteúdo pode ser de valorização prática(valores utilitários), valorização utópica (valores existenciais), valorização lúdica (valores artísticos) ou de valorização crítica (relações qualidade/preço, custo/benefício).

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com