TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surdez

Seminário: Surdez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Surdez é mais do que uma condição médica. Para pessoas surdas, a surdez não é apenas ter ouvidos doentes. A surdez caracteriza-se pela redução da percepção do som, em grau variado, o que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural.

Em geral, os médicos não estão suficientemente preparados para cuidar do paciente surdo, pois na forma¬ção acadêmica o currículo não contempla as habilidades necessárias para atender essa população. Sem dúvida, uma efetiva comunicação com pacientes surdos é pri-mordial na área de saúde, isto porque uma comunicação inadequada pode levar a erros no diagnóstico das doenças e no tratamento.

Os surdos fazem parte de uma comunidade, uma cultura. Cultura surda é o modo de o surdo entender o mundo e modificá-lo assim tornando acessível e habitável adaptando-se a sua percepção visual em substituição à audição e à fala, para determinar entidades e comunidades surdas, abrangendo língua, idéias, crenças, costumes e hábitos de povo surdo. Para os surdos ter uma cultura é viver em igualdade ter estilo diferente em alguns aspectos. Existe uma cultura entre um país de ouvintes, só que de uma forma diferenciada por meio de valores, estilos, atitudes e práticas diferentes. Por meio dessa cultura é favorecida a identidade surda. Na cultura surda há inclusão e exclusão sempre, surgindo assim novas definições de identidades dos surdos

Toda criança surda tem o direito a educação como ser humano, e é o dever do ser humano adulto, do pai e do educador. Para seu desenvolvimento como pessoa é necessário o pleno desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais.

A linguagem é muito importante para vida em comunidade, pois é através dela que partilhamos ideias, emoções, experiências. No caso dos surdos oralizados, a educaçao envolve sessões com fonaudiólogos, uso de aparelhos para facilitar a comunicação e a participação ativa dos pais.

A lingua de sinais não são apenas gestos e mímicas, utilizados para facilitar a comunicação entre os surdos. Elas constituem um sistema linguístico complexo e muito bem estruturado como as línguas faladas

Mas com alguma porcentagem que utilizam a linguagem gestual nao acontece, para eles o conhecimento da escrita envolve aprendizagem de uma nova língua. Surgem então dois desafios:

• Criação de condições que permitam o pleno desenvolvimento da criança;

• Criação de condições que permitam a sua aptidão para interagir em diversos sistemas sociais e linguísticos: na comunidade de surdos e na comunidade ouvinte.

A Linguagem dos sinais está avançando cada dia mais em todos os lugares, hoje em dia as universidades estão incluindo em sua grade como disciplina, afinal todo mundo deve saber um pouquinho de Libras

Afinal o que é Libras? Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, tem sua origem na Língua de Sinais Francesa e é a lingua da comunidade surda brasileira. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região, o que a legitima ainda mais como língua.

Em 1856 chegou no Brasil o professor Ernest Huet, surdo frances que trouxe o alfabeto manual e alguns sinais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com