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Síntese: Estilo de Época em Literatura, de Domício Proença Filho

Por:   •  24/8/2018  •  Abstract  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT
CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA - CUA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS
CURSO DE LETRAS

Disciplina:      Tópicos de História da Literatura (Optativa)

Docentes:        Mônica Santos

                         

Discente:      Silvana Francisco.

Síntese: Estilo de Época em Literatura, de Domício Proença Filho (2008)


No capítulo 1, “Língua, Cultura e Literatura”, a partir da exposição do poema “Cota Zero”, de Carlos Drummond de Andrade, Proença questiona o leitor sobre o que, de fato, é poesia.  Ele discorre sobre a tradição que identifica o gênero como determinado por: técnicas do verso, formas fixas, recursos rítmicos, pausas obrigatórias, sílabas contadas e uma lógica perceptível à primeira leitura. Uma vez que o texto esteja aparentemente distante deste perfil; nega-se a ele o caráter de poesia.

Ainda no capítulo, o autor, afirma que, para efeito de estudo, para a compreensão plena da dimensão literária da obra de um poeta, é necessário analisarmos a totalidade da produção do autor. Essa análise passa pelas etapas: verso/período, poema/capitulo, livro e, por fim,a obra completa. Todavia, Proença afirma que, um único poema já pode evidenciar muitas marcas do estilo do autor.

O texto discorre sobre, segundo pesquisadores diversos, os conceitos de: Língua, Linguagem, Comunicação e Cultura. O autor vai afirmar que, tais conceitos estão estritamente ligados.

As línguas são produtos da Cultura, produtos que permitem a Comunicação. E, uma vez que, a língua é uma criação social que vive em permanente transformação, pois acompanha as mudanças da sociedade, novas proposições e pesquisas estéticas no campo literário se impõem e obrigam reformulações nos conceitos apresentados pelos movimentos de vanguarda, adotados para classificar o que é, ou não, uma obra de arte da palavra.

O Capitulo 2, “Literatura: conceitos”, o autor examina os aspecto semânticos, sintáticos e fônicos do soneto, de Camões,“Jacó e Raquel”.

Essa criteriosa análise permitiu que o soneto fosse situado como texto representativo da primeira fase do movimento literário renascentista.

Proença afirma que, o texto literário, mesmo estando sujeito a análise crítica, análise esta que responde a critérios das normas gramaticas, ele deverá, também, ser visto como revelação de uma realidade sócio-cultural.

A linguagem literária é eminentemente conativa e a compreensao deste conceito é fundamental para os estudos literários.

O discurso literário tem por traço caracterizador a polissemia, ou seja, signos linguísticos, língua, as frases, as sequencias nos textos de literatura assumem significados variados, múltiplos. O que não ocorre no texto cientifico O texto científico é dotado de monossignificação.

Dois fatores contribuem para essa multissignificação dos textos literários: fatores de ordem sincrônica e de ordem diacrônica O primeiro fator refere-se a carga significativa ligada as palavras no conjunto dos textos que fazem parte. O fator diacrônico refere-se a tudo o que de significação e evocação o tempo agrega as palavras do decurso da sua história.

A arte da palavra, a Literatura, é criação e abre-se plenamente para a inventividade do artista.

Na concepção clássica da Literatura, no âmbito ocidental, uma obra literária era identificada pela sua originalidade e adequação da linguagem às coisas expressas. No século XIX, os românticos, acrescentam à concepção a ideia de que ao artista cabe a visão das coisas como ainda não foram vistas.  Os representantes do período romancista diziam que “o poema é o que ele significa”.

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