TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO LETRAMENTO

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP Polo Osasco

Disciplina: TEORIA DO LETRAMENTO

Professora: Maria de Lurdes Silva

Curso de Licenciatura em Letras

Nome: Aline de Paula Varella RA: 7930680723

Nome: Carlos Cesar Teles Gonçalves RA: 7124534074

Nome: Lucila de Oliveira Moraes RA: 7377562848

Nome: Melissa Valtas RA:6787407375

Nome: Suzana Vicente de Oliveira RA:6787444437

Osasco, 31 de Outubro de 2014.

Aline de Paula Varella

Carlos Cesar Teles Gonçalves

Lucila de Oliveira Morais

Melissa Valtas

Suzana Vicente de Oliveira

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

entregue como requisito para conclusão

da disciplina “Teoria do Letramento”

sob orientação da professora e tutora a

distância Maria de Lurdes Silva.

Osasco, 31 de Outubro de 2014.

ÍNDICE

Apresentação....................................................................................................04

O que é Letramento..........................................................................................05

Diferença entre Alfabetização e Letramento.....................................................07

Letramento no Cotidiano e a Contextualização para seu Desenvolvimento.. .08

Considerações Finais........................................................................................10

Referencias Bibliográficas................................................................................11

APRESENTAÇÃO

Este trabalho é um procedimento metodológico de ensino e aprendizagem desenvolvido para estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Veremos ao longo desse estudo um artigo sobre a temática do letramento na sociedade moderna e entenderemos o letramento como uso social e significativo da escrita e da leitura em nosso cotidiano.

O que pretendemos demonstrar é que o ensino dos dias atuais seja focado a partir de sua relação com a cultura em que o aluno vive, pois ao enxergar sua língua e sua cultura como objeto de interesse da escola, além de se sentir pessoalmente valorizado, o aluno logo perceberá que o ensino da língua ganha qualidade porque amplia seu ângulo de visualização da função social da escrita.

É importante saber que os sentidos que as palavras tem não são propriamente delas, mas que os falantes é que associam esses sentidos às palavras, isso alem de mostrar como a língua funciona na prática, mostra o poder que os falantes tem em dar sentido às palavras.

O QUE É LETRAMENTO?

O letramento é uma palavra que vem de uma tradução para o português da palavra inglesa Literacy “condição para ser letrado”. Sendo assim, letramento é nada mais o estado ou condição de quem responde adequadamente as demandas sociais diferenciado da leitura e da escrita.

Se buscarmos uma definição para a palavra letramento, podemos definir como algo difícil que por sua vez trata de um conceito amplo e complexo. O letramento na verdade é um é um processo bem mais amplo do que a alfabetização no que se diz respeito ao ensino formal. Por isso é compreendido como um processo sócio histórico que por sua vez, seria causa e consequência do desenvolvimento.

Letramento busca e focaliza a aquisição da escrita, no aspecto sócio histórico.

Visa também habilidades várias, como a capacidade de ler ou escrever para interagir com os outros.

Sabemos também que a criança muito antes de entrar na escola ela já esta inserida neste contexto de letramento, pois ela esta sempre em contato com a escrita do letramento no seio da sua família. Quando a criança vê sua mãe escrever uma carta ela já começa adquirir conhecimento.

O letramento seria, portanto causa consequência do desenvolvimento. Sendo assim a escola e o processo de alfabetização, que refere – se a processos sociais mais amplos. Tem como objetivo investigar não somente quem é alfabetizado, mas também quem é alfabetizado, e olhando para este sentido, deixa de olhar o individual e centraliza-se no social mais amplo.

Baseado no que se diz letramento, na relação professor aluno, existem vários métodos de se trabalhar. Com o avanço da tecnologia nos tempos atuais surgiu também vários métodos de se trabalhar com a criança, e isto tem colaborado muito em sala de aula. Trabalhar hoje com os alunos não se resume somente em sala de aula como era antigamente, só com cadernos e livros. Mas sim em sala de leitura, sala de informática, sala de vídeo enfim. Levar as crianças para assistir um filme educativo pedir para que eles façam uma resenha desse filme é uma forma saudável de ver como está e o quanto esta criança progrediu em seu aprendizado. Fazer uma aula diferenciada com historias em quadrinhos como forma de incentivar a leitura e assimilação pode contribuir muito no desenvolvimento intelectual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com