TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc literatura paraense

Por:   •  11/6/2015  •  Artigo  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 8

Anhanguera-Uniderp

Polo 466 - Apoio Presencial: Ananindeua/Pa (7277)

Curso: 10712

 Letras – Licenciatura Português e Inglês

Semestre: 7º

 Disciplina: TCC II

Tutora presencial:  (      )

Acadêmicos

RA

Ana Maria Freitas Queiroz Marques

296222

Joana D’Arc Monteiro Ribeiro

331080

Lindinalva Freitas de Oliveira

327054

Michele Marques Teixeira de Souza

338929

Tema:

A Literatura Paraense como objeto de aprendizagem significativa.

                                               

                                              Justificativa

Observamos que entre os diversos eixos temáticos do conteúdo programático da disciplina de Língua Portuguesa do ensino fundamental no Pará, o estudo da Literatura Paraense é reservado somente a pequenos trechos de livros ou poesias. Diante disso a pesquisa buscará mostrar a importância da inserção das obras literárias paraenses nas escolas públicas, para que o aluno possa conhecer, entender e valorizar sua cultura e não  se sinta estrangeiro dentro de sua própria linguagem e cultura, pois  já possui o conhecimento de mundo, cabendo a nós educadores estimular o educando através da literatura atrelando conhecimento de mundo ao conhecimento cientifico, assim como mencionou Paulo Freire em sua obra a importância do ato de ler, afirmando que a leitura do mundo é anterior a leitura da palavra e que todos nós possuímos experiências que compõem a leitura.

Nesse sentido, faz-se importante incentivar e valorizar as leituras, tornando-as cada vez mais habituais, para que ajude o aluno a reconhecer e a interpretar as literaturas paraenses, melhorando sua escrita e alargando seus conhecimentos, deixando de ser uma simples leitura obrigatória, para ser uma leitura prazerosa.  

Sabemos que isto só será alcançado se os docentes que atuam no ensino fundamental valorizarem a arte, a literatura e a cultura de seu estado permitindo que os alunos aprendam sobre obras e autores paraenses, com seus Contos, mitos, lendas, música, pintura que por estimularem o imaginário e criatividade merecem grande destaque, sobretudo nas práticas pedagógicas dos docentes do ensino fundamental.  A importância desta pesquisa para o grupo se tornou ainda mais relevante porque os parâmetros curriculares nacionais da Língua Portuguesa comentam sobre respeitar as culturas regionais existentes no processo educativo em todas as regiões brasileiras.

Sabemos que no momento que o estudo da literatura paraense for inserido no âmbito escolar, ela será fonte de incentivo para leitura em sala de aula por sua riqueza de temas que englobam todas as culturas da região, motivando o aluno a gostar da leitura a partir do conhecimento de suas raízes, descobrindo e compreendendo seu grande acervo literário, transformando a leitura em aprendizado significativo.

Fomos motivadas a pesquisar sobre a literatura paraense através das observações realizadas no campo de estágio, momento o qual nos proporcionou a observação da grande carência de tais literaturas no ambiente escolar e também pela nossa própria experiência como ex-alunas de escola pública no Pará, o qual não fomos incentivadas ao conhecimento de obras e autores da nossa região assim como é citado nos PCN’s de língua portuguesa: o domínio da língua tem estreita relação com possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso a informação,expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e conhecimento.

Problemática

A falta de estratégias pedagógicas que tenham como base os textos dos escritores da região e que sirva de auxilio ao trabalho do professor de Ensino Fundamental, tornou-se o centro de nossa pesquisa. Esta lacuna é comprovada em todos os níveis da Educação Básica. Como mencionou o professor Paulo Demétrio Pomares que aponta para um fato curioso: mais de 95% dos textos literários que compõem os livros didáticos adotados pelas escolas públicas no Pará são de autores de outra região do país. Contrariamente a essa realidade, é mais do que conhecida a idéia expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais que o currículo para a Educação Básica “são abertos e flexíveis, podendo ser adaptados à realidade de cada região”. Sem as devidas adaptações, necessárias para fazer do processo de formação de leitor um processo contextualizado, o trabalho do educador perde um elemento fundamental que pode servir de estratégias de sedução do leitor em potencial: a identidade cultural dos educandos, traços afetivos entrelaçados nas malhas do texto literário.

Desta forma propomos a valorização dos livros da literatura de escritores paraenses nas salas de aula, com o objetivo de valorizar a leitura local levando os alunos ao conhecimento da sua própria cultura através do contato com diversas literaturas, os quais serão oportunizados a conhecer desde a sua localidade, seus contos, sua fauna, flora, a historia do seu lugar de maneira que possam obter tais informações de forma agradável e prazerosa. Objetivamos também através do incentivo das literaturas paraenses, ampliar o conhecimento dos discentes, levando-os ao contato e consequentemente ao conhecimento das mais diversas obras paraenses.

De acordo com o PCN que menciona como aprender e ensinar a língua Portuguesa na escola deve-se considerar a articulação de três variáveis: O aluno, a língua e o ensino, sendo que este deverá ser mediado. Para que isso aconteça o professor deverá planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas,desencadeando a ação e a reflexão do aluno.

Este projeto tem o objetivo de contribuir para um melhor entendimento da importância da Literatura Paraense no ambiente escolar. Poderá orientar os profissionais da educação, qual o método a ser trabalhado na construção e formação ética de nossos discentes, no meio social que vivemos.

 Diante do que foi escrito acima, lançaremos os seguintes questionamentos: De

que forma a prática pedagógica dos docentes que atuam no ensino fundamental, considera importante o ensino da Literatura Paraense?  Como os elementos sócios culturais relacionados ao universo literário são valorizados pelos professores do ensino fundamental?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com