TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de reportagem

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Num sábado (19) a noite, a peça “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos” em Belo Horizonte teve que ser interrompida após um dos atores do elenco ter feito um comentário político durante a cena, criticando o atual governo do Brasil.

A cena era interpretada por Claudio Botelho que descrevia uma cidade pequena que ninguém havia ido ao teatro a noite.

"Era a noite do último capítulo da novela das oito. Era também noite em que um ladrão ex-presidente talvez tenha sido preso. Ou uma presidente ladra recebeu o impeachment?", disse Botelho, que interpretava o dono da companhia de teatro.

A fala motivou protestos vindo da plateia com gritos como o “Não vai ter golpe” e alguns espectadores se retiraram do teatro, Botelho tentou reverter a situação falando "vocês não são obrigados a ver a peça, podem pegar seu dinheiro de volta".

De acordo com Botelho, era sempre dito esse “caco” (uma fala inexistente no texto), porém foi a primeira vez citando o Lula e Dilma. Ele tentou sem sucesso retomar o espetáculo, porém os gritos continuavam incessantemente e devido ao ocorrido as cortinas se fecharam e o teatro informou que os ingressos seriam reembolsados.

Os atores tiveram que sair escoltados do teatro, por motivos de segurança, e a apresentação do dia seguinte também seria cancelada.

Após essa polêmica, um áudio foi gravado sem a autorização de Claudio Botelho, mostrando ele visivelmente alterado, discutindo com a atriz Soraya Ravenle, onde ele diz que “o ator é um rei, que não pode ser peitado. Não pode ser peitado por nêgo e nem por ninguém, eu estava fazendo uma ficção”. Soraya Ravenle tentou argumentar que não concorda com essa atitude, pois ele “misturou ficção com realidade, tocando na ferida aberta da população.... Porque tem que ser sincera” e o povo “tem o direito de vaiar, porque você provocou” e Botelho comparou com a época da ditadura onde em 1967 os militares pararam Roda Viva e atualmente os petistas pararam o Roda Viva. Procurado pelo jornal Folha de São Paulo para dar uma declaração sobre a discussão com sua colega de cena, Botelho disse “Soraya é muito panos quentes. Aquilo não é uma briga, a gente é muito amigo. Eu estava muito nervosos”.

Segundo o site Teatro Em Cena, A Folha de S. Paulo informou, na tarde deste domingo (20/3), que Chico resolveu revogar a concessão de direitos de sua obra para Möeller e Botelho. A informação foi passada pela assessoria de imprensa do cantor e compositor, que “reagiu com espanto e muito desagrado à postura de Claudio”. O veto de uso de sua obra, no entanto, valerá apenas para espetáculos futuros, mas Botelho afirmou que ficou chocado diante dessa revelação, com a restrição sobre sua liberdade vinda de Chico Buarque, que sofreu na ditadura com a censura de suas músicas e teve postura semelhante de lados opostos.

Três dias após a polêmica, Claudio Botelho reativou seu perfil no facebook e publicou uma carta de pedido de desculpas para o seu público,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com