TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Resumo

Monografias: Tipos De Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha.

resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta do original. Finalidade: trabalhos acadêmicos.

resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal modo que possa, inclusive, dispensar a consulta do original. Finalidade: instrumento para estudo por parte dos alunos e para fichamento.

Resumo indicativo (trabalho acadêmico):

O que é?

É um texto breve que encapsula a essência do artigo, monografia, dissertação, tese que precede.

Para que serve?

Especialmente no caso do artigo acadêmico, o resumo indicativo tem o objetivo de sumarizar, indicar e predizer, em um parágrafo curto, o conteúdo e a estrutura do texto integral que segue. Funciona como fonte de informação precisa e completa e ajuda os pesquisadores a ter acesso rápido e eficiente ao crescente volume de publicações específicas.

Qual o papel do resumo indicativo?

É usado para persuadir o leitor a continuar a ler o texto integral, para convencer o leitor de que o artigo que segue é interessante e que os resultados são relevantes.

Qual é a estrutura básica do resumo indicativo?

O artigo acadêmico pode ser de revisão da literatura ou experimental, logo, o resumo indicativo que precede também poderá apresentar essas duas formas de organização retórica da informação.

Artigo de revisão da literatura: o resumo indicativo apresentará uma natureza teórica, trazendo os argumentos centrais da discussão feita no artigo.

Este artigo busca situar o panorama atual das reflexões críticas sobre os estudos teóricos e aplicados de terminologia. Caracteriza-se a passagem do panorama normativo, fundador da teoria clássica da terminologia, para o enfoque pragmático-comunicacional das linguagens especializadas, identificando-se os principais pontos discutidos pelo percurso revisionista. Destacam-se ainda os fundamentos e as proposições para o estabelecimento de uma nova teoria da terminologia articulada à luz do funcionamento da linguagem. Com isso, abre-se a perspectiva para o tratamento textual e discursivo dos termos técnico-científicos, com importantes implicações para a produção de obras de referência temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com