TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico (Pesquisa)

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Há muito tempo, práticas educativas mais firmes, autoritárias deixaram de existir, viabilizando no âmbito escolar, liberdade de expressão e de pensamento favorecendo o diálogo, tanto entre os discentes como entre educando e educador.

Sendo o docente o mediador e orientador, àquele que estimula a busca do saber, o conhecimento torna-se uma troca de informações, pois no ambiente escolar se aprende a pôr em comum os saberes que cada individuo carrega em si, há então uma troca de experiências .

É preciso buscar uma formação educacional que forme cidadãos críticos e conscientes dispostos a enfrentar os grandes desafios de uma sociedade liderada por uma massa que visa reduzir minuciosamente os direitos adquiridos como diz Paulo Freire ...”Educação não transforma o mundo.Educação muda as pessoas . pessoas transformam o mundo...” O curso de Letras vernáculas visa em toda sua dimensão prática formar além do docente um individuo capaz de agir e refletir sobre sua realidade.

De acordo o autor “ Se o meu compromisso é com ao autor é realmente com homem concreto, com a causa de sua humanização , de sua libertação , não posso por isso mesmo prescindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou instrumentando para melhor lutar por esta causa” (2007, p.22)

É preciso estabelecer sobre a escola uma reflexão critica sobre a realidade onde todos estejam inserido, essa transformação da educação e da sociedade fazem parte do mesmo processo.

Explicitamente o conceito de Práxis segundo Paulo Freire é a reflexão e a ação dos homens sobre a sociedade para transformá-la. A partilha de experiência adquirida pelo diálogo abre um leque de possibilidades com participação responsável de ambas as partes seja aprendiz ou mestre onde se fundamenta a democracia. Entender a educação como instrumento de transformação da sociedade prever o indivíduo não como depósito de conteúdo, mas como senhor de sua história capaz de enfrentar os desafios de sua relação com o mundo.

PALAVRAS CHAVES: postura do professor; educação continuada; prática docente.

INTRODUÇÃO

Os professores tornam-se abnegados em prol de uma educação que precisa ser distribuída, mas há uma desvalorização muito grande em termos gerais da educação e esse é o ponto de partida para se dizer que a educação está em qualquer lugar. Partindo do princípio de que tudo é valorizado pelo capital fica sempre o questionamento – Que valor tem a educação para a sociedade?. É primordial, ensinar nosso aluno a pensar. Preparar o aluno para um mundo melhor onde ele precise muito mais usar o pensamento do que a força, onde ele mesmo entenda a importância desse pensar, e como ser pensante espera-se que ele recrie, duvide e questione.

“A lei diretrizes e bases da educação esclarece que é dever do sistema educacional estabelecer a formação dos alunos dentro dos princípios democráticos.”

Levar o aluno a compreender que há coerência no que ele espera da vida e que há valores que precisam ser respeitados. O papel da educação é precisamente esse, tornar - se inteligível as normas e valores estabelecidos pela sociedade e por toda formação que recebemos, e é preciso tornar visíveis esses pontos para que sejam assimilados no seu comportamento e nas trocas de experiências vividas em seu cotidiano e na prática consciente da liberdade convivendo democraticamente. Assim sendo o sistema de ensino não é um fim em si mesmo, há expectativas e realizações que anseiam por um mundo melhor que só pode ser alcançado através de uma educação de nível elevado observado através das lentes do desenvolvimento humano. Pressupõe-se que é preciso trabalhar juntos para que se consiga consolidar os resultados. O verdadeiro sentido da docência está em formar cidadãos de bem, extraindo o que o aluno tem de melhor, sempre o auxiliando em busca de suas potencialidades e aperfeiçoamento. Ao professor cabe a busca incessante de superação de desafios que está muito além do passar teorias e conceitos. É buscar o que se tem de melhor e oferecer aos alunos, cientes de que cada aluno é um universo de possibilidades.

DESENVOLVIMENTO

Ser professor é edificar pelo exemplo, incentivando e permitindo o surgimento de indivíduos preparados para a construção de um mundo novo onde a subjugação, o preconceito e a hipocrisia não tenham lugar. Ser professor é acometer sistemas ultrapassados que quer induzir o educando a absorver as fórmulas prontas. Neste contexto de múltiplos conhecimentos entende-se que a busca do saber vale a pena e professor e aluno são peças fundamentais na construção desse conhecimento.

O respeito que o professor merece não vai ser adquirido mediante institucionalização da lei ou na prática do grito, mas através do respeito e valor dada a essa profissão que nada tem a ver com submissão e resignação.

Sendo assim, este projeto visa contribuir na formação de valores e conhecimentos necessários para que o mundo se torne melhor , para que nossos alunos, vivenciem experiências significativas para o seu desenvolvimento físico mental e intelectual. Para mudar a realidade atual na qual a sociedade se encontra é preciso que comece uma nova relação entre professores e alunos no âmbito do processo de ensino e aprendizagem , é preciso compreender que o professor tem um papel social e político que não pode ser substituído,mas muitos fatores não corroboram para essa compreensão É imprescindível que o docente tenha um posicionamento critico e consciente de sua atuação como educador.

Teríamos que conseguir que os outros acreditem no que somos. Um processo social complicado, lento, de desencontros entre o que somos para nós e o que somos para fora [...] Somos a imagem social que foi construída sobre o ofício de mestre, sobre as formas diversas de exercer este ofício. Sabemos pouco sobre a nossa história (ARROIO, 2000, p.29).

Em contra partida com esse ponto de vista é preciso destacar e valorizar aspectos sócias que estão inseridos na atividade profissional do docente. Se olhado por esse patamar o trabalho individual do professor separado do seu papel social nunca será compreendido e assim sendo ficaria descaracterizado o real sentido do seu trabalho.O professor precisa refletir sobre o que é necessário para mudar sua prática e segundo Libâneo:

A reflexão sobre a prática não resolve tudo, a experiência refletida não resolve tudo. São necessárias estratégias, procedimentos, modos de fazer, além de uma sólida cultura geral, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com