TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico Unopar

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

DESENVOLVIMENTO        7

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho teve por objetivo investigar os impactos de uma abordagem didática que utiliza métodos  sérios em sala de aula sobre a prática da leitura literária. Nesse sentido, foi proposto um espaço para o envolvimento e formação de leitores a partir de tecnologias assíduas de leitura, que buscou formar leitores engajados com a leitura literária dentro do espaço representativo da sala de aula, através de ações de busca de leitores na comunidade.

A educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania. Tendo em vista tal afirmativa, podemos perceber a necessidade de garantir que o aluno chegue e permaneça na escola.

Neste contexto o presente trabalho foi desenvolvido ciente de que a leitura é importante para a formação do indivíduo como um todo e que a leitura literária em sala de aula deve ser um exercício constante a ser realizado. Assim, podemos concluir que experiência de integrar a diversão, a leitura, a escrita, e a análise textual, com a gamificação da literatura com o auxílio da tecnologia da informação na forma de métodos de realidade alternada, foi satisfatório, uma vez que conseguimos alcançar tais objetivos pretendidos neste trabalho.

Palavras-chave: Ensino de Literatura. Leitura literária. Estratégias didáticas.


  1. DESENVOLVIMENTO

Em meio à contemporaneidade e de encontro a uma sociedade que possui variados tipos de interação com a internet através do uso das tecnologias e índices baixos de hábito de leitura literária, é necessário pensar que tipos de estratégias tornam-se favoráveis para aliar ás práticas de interação virtual junto às práticas de leitura favorecendo o gosto pela mesma.

Desse modo, impulsionam-se estratégias que promovam momentos de leitura nas escolas em que os desafios sociais estejam presentes, encarados como algo a ser problematizado e possivelmente solucionado. O aluno pode se sentir encorajado além da leitura, a ser um cidadão crítico e atuante na sociedade. Pois, sabemos que é de fundamental importância formar leitores, principalmente nos dias de hoje, em que a tecnologia ocupa grande espaço na vida pessoal e social do aluno.

Cientes de que a leitura é importante para a formação do indivíduo e por isso o deve ser um exercício constante a ser realizado, entendemos que é necessária motivação constante para que crianças e jovens sintam vontade e necessidade de ler. Ainda mais quando se trata da literatura. Desse modo, torna-se crucial desenvolver estratégias para experiências com a leitura literária em sala de aula, não somente para formar leitores, mas para que sejam leitores críticos e assíduos capazes de reconhecer a estética presente nas obras a serem lidas, e que levem para a vida o sentido de ler literatura como sendo importante manifestação artística do ser humano.

A prática docente também é um dos fatores importantes que pode influenciar na aprendizagem do aluno. Desse modo, o desempenho do professor contribui para a aprendizagem significativa do aluno. Ser professor não é somente administrar uma sala de aula, por isso, para que a efetivação da prática docente de fato aconteça é necessário que se aplique o saber na sala de aula de forma a distribuir metodologicamente os conteúdos para que haja a facilitação da aprendizagem. O papel do professor é importante em qualquer área de conhecimento, no ensino de literatura, o professor é quem procura despertar o interesse não só para os conhecimentos teóricos, mas também para o sentido prático deles, em que envolve leitura, análise, interpretação e apreciação de obras literárias, estando ciente da importância da leitura e do despertar do gosto por essa leitura especificamente a literária através da mediação.

Para tanto, sabemos que existem diversos tipos de leitura e que são ofertadas em variados suportes e que são realizadas de acordo com o interesse e necessidade de cada leitor. Essas leituras despertam interesse de acordo com a forma em que são apresentadas, e dessa forma também acontece com a leitura literária, que requer um trabalho em que o leitor seja orientado a realizá-las de forma apreciativa. É na disciplina de Língua Portuguesa no espaço reservado para a literatura que o trabalho com a leitura literária se faz presente nas escolas e é a partir deste ambiente que o aluno tende a despertar o seu gosto, sendo de fundamental importância neste momento o papel do professor. Esse tipo de leitura é importante não só dentro, como também fora da escola, pois o gosto pela literatura transpõe os seus muros, levando-se para a vida a apreciação literária.

Neste sentindo, segue-se o plano de aula:

                                            PLANO DE AULA

Identificação da escola: E.E.E.M.F Marechal Castelo Branco

Período de realização: 12/01/2021 à 15/01/2021

Turma: 2º ano do Ensino Médio

Tema: O romance Iracema em debate, em sala de aula.

Cronograma de atividades: Aproximação da obra, leitura de Iracema, introdução ao contexto histórico do Romantismo, estudo do autor e do indianismo, estudo do texto e práticas dos ensinamentos através de textos expositivos.

Percurso metodológico: Na etapa da aproximação da obra, os alunos acessaram ao site do domínio público e farão a leitura do “Prólogo da 1ª. edição”,  após a leitura do Prólogo e as explicações iniciais sobre o texto, procederemos à leitura compartilhada da obra, na aula seguinte iniciaremos a aula pesquisando sobre o contexto histórico do Romantismo, sobre vida e obra de José de Alencar. Na sequência dividirei a classe em 5 grupos, cada um com temas diferentes, feito isso os mesmos terão que redijir textos expositivos sobre os temas propostos para cada grupo.

Recursos: Slides,cadernos, canetas, lápis, borracha, links, sites, livros, e computadores

Avaliação: A avaliação utilizada após o debate foi diagnóstica. Verificamos que proposta do debate foi eficaz e se seguiu o plano de aula proposto, observando o nível de participação e interesse dos alunos, percebemos que com a ajuda das tecnologias os alunos sobressaíram melhor e desenvolveram  mais o gosto pela Literatura e Leitura.

Referências: Sobre o contexto histórico do Romantismo no Brasil acesse o link: http://educacao.uol.com.br/literatura/ult1706u52.jhtm

Obra íntrega:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000136.pdf

Projeto intelectual de José Alencar:

http://www.artigonal.com/literatura-artigos/iracema-uma-historia-do-novo-mundo-403056.html

Conclui-se que o sentido de ler literatura se encontra no objetivo a ele empenhado, principalmente para o leitor em formação no processo de construção de conhecimento. Ressaltamos ainda que esse sentido deve ser relacionado à subjetividade nesse processo, já que se trata de uma linguagem artisticamente organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com