TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico nota 10

Por:   •  17/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 8

Questão 1

A Unidade Escolar Estadual Sant'Ana do Paraíba possui todos os recursos tecnológicos citados no roteiro da entrevista, exceto lousa digital. Com o passar do tempo esses recursos tornaram-se indispensáveis à nossa realidade. Tanto para o uso da secretaria como nas salas de aula, para as atividades cotidianas. Temos: quadro branco e quadro negro, celular, tablet, smartphones, computador, filmadora, impressora, copiadora, câmera digital, projetor, retroprojetor, rádio, DVD, caixa de som, televisão, internet, sinal de internet banda larga com wi-fi etc. Todos funcionando. Cada professor faz uso de acordo com suas preferências, objetivos e necessidades.

Questão 2

O que caiu em desuso foi o mimeógrafo, que foi substituído pela tecnologia. As copiadoras realizam essa tarefa com maestria. A rapidez, a qualidade da cópia sem dúvida trouxeram grandes benefícios para a educação. Inclusive melhorou na gestão de tempo.

Os mais utilizados são os smartphones, notebooks e computadores, internet, copiadoras e impressoras. A praticidade desses recursos é indispensável no dia a dia da escola. Hoje é quase impossível o nosso trabalho sem esses aparelhos, através deles realizamos boa parte do nosso trabalho. A otimização do tempo, a qualidade do material produzido e a rapidez das informações.

Questão 3

Os recursos tecnológicos existentes estão dentro dos planejamentos da escola sim. Temos a Sala de Informática com 28 notebooks, TVs Smart em todas as salas, tablets na Sala de Educação Especial, internet em todos os ambientes para que sejam usados como Recursos Pedagógicos. Tudo isso é usado para desenvolver o trabalho docente dentro da escola.

Os programas do governo como Currículo Paulista, Tempo de Aprender, Aprender Sempre,  Proatec (professor da Tecnologia), AAPS Digitais, Atividades Digitais contemplam o uso contínuo do uso das tecnologias existentes.

Além disso, toda a escola funciona dentro de um sistema digital, que é alimentado diariamente sobre a vida escolar de cada um.

A escola tem vários procedimentos que só se faz com o uso desses recursos. Uma reunião é agendada e divulgada pelo celular. Muitas vezes os pais nos mandam mensagens para resolver questões dos filhos. E tudo isso está previsto desde o Planejamento no início do ano. Quando nos reunimos e decidimos como serão resolvidas as várias questões existentes no decorrer do ano. Quase tudo é resolvido através do uso desses recursos.

Questão 4

Sim, a plataforma SED – Secretaria Digital. Nele é feito todo o acompanhamento do desenvolvimento escolar dos estudantes. O sistema é alimentado diariamente, podendo haver consulta pelos responsáveis sobre a vida escolar de seus filhos. Além da SED, temos outros dentro da própria SED. Como: Gestão Integrada/MMR – Método de Melhorias e Resultados, Mapa Classe, CAED, SARESP, AAP entre outros acompanhamentos digitais que organizam detalhadamente toda a vida de funcionários, professores e alunos. Desde a frequência, notas, rendimento, metas, objetivos, Grêmio Estudantil Mirim, Conselho de Escola, APM- Associação de Pais e Mestres etc.

Questão 5

Sim, a escola possui Facebook e Instagran. São utilizadas como meio de comunicação, mas também para divulgar os trabalhos desenvolvidos dentro da Unidade Escolar. Os pais podem acompanhar, apreciar e interagir com os acontecimentos.

Os grupos de WhatsApp são muito utilizados para o acompanhamento diário dos estudantes, os professores dialogam com os responsáveis, tiram dúvidas, esclarecem tarefas entre outras.

Questão 6

A tecnologia e seus avanços. Queremos todos e quaisquer recursos existente, afinal temos que acompanhar a tão valiosa evolução tecnológica. Porém, se tivermos o necessário para desenvolvermos nosso trabalho, mais o apoio técnico para o bom funcionamento dos que já temos, faremos a diferença na vida desses pequenos estudantes que passam pela nossa escola.

Questão 7

Os desafios são diários, falta familiaridade e formação para os professores, a maioria faz uso através dos conhecimentos básicos. Ainda falta qualidade nas formações dos docentes e quantidade de equipamentos para o uso efetivo dos recursos, muitas vezes há sobrecarga de uso travando o sistema, oscilações da internet, equipamentos não atualizados, mas ainda assim conseguimos ter e fazer uso desses recursos tão importantes para o desenvolvimento das atividades e propostas pedagógicas e administrativas na escola. A manutenção fica bastante complicada, quando acontece deve haver um agendamento prévio, abertura de chamado via diretoria, o que faz demorar até recebermos o devido atendimento técnico. Uma vez que na escola não temos um profissional para prestar esses serviços.

Questão 8

Com a vinda do profissional Proatec – Professor de Tecnologia que foi um grande ganho para as escolas. Os estudantes são levados até a sala de informática junto com seus professores da sala mais os dois Proatecs para realizarem as avaliações através dos notebooks de forma virtual (as AAPs – Avaliação da Aprendizagem em Processo - as Avaliações Digitais).   Essa ação trouxe maior contato dos estudantes com a tecnologia, juntamente com a aprendizagem dos conteúdos contidos nas avaliações e atividades.

Para que tenham maior familiaridade com os recursos utilizados e no manuseio dos equipamentos há um cronograma para que os alunos e professores possam desenvolver outros tipos de atividades viabilizando melhor desempenho no uso das tecnologias. Também existem projetos trabalhados pelos professores de acordo com as especificidades de cada sala. A sala permanece aberta o período todo atendendo as necessidades do dia ou da semana.

Alguns já trazem de casa os conhecimentos prévios, mas ainda temos aqueles que não sabem sequer ligar os computadores. É neste momento que o uso das ferramentas na sala de informática se faz importante. Trabalhamos novas habilidades e competências para o mundo digital.

Questão 9

As tecnologias favorecem muito o processo de aprendizagem, pois temos informações em tempo recorde, e em tempo real também. Daí a circulação de conhecimentos, a participação muito mais ativa, uma dialógica ampliada, estimulando a criatividade e a reflexão dos estudantes.

Nossa escola possui um Projeto chamado “Rádio Sant’Aninha” que tem o objetivo de “Leitura”, embora tenham que produzir a programação que também envolve a escrita. Trazendo o desafio de um gênero textual: “agenda”, “roteiro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com