TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Análise Literária Do Livro “O Quinze”

Por:   •  4/11/2023  •  Dissertação  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 15

COLÉGIO EDUCAR  - ADVANCED

LITERATURA

PORTUGUÊS

REDAÇÃO

MATHEUS VINYCIUS LIMA BARBOSA E JAKELLMIKY BARROS

ANÁLISE LITERÁRIA DO LIVRO “O QUINZE”

BALSAS – MA

2022

MATHEUS VINYCIUS LIMA BARBOSA E JAKELLMIKY BARROS

ANÁLISE LITERÁRIA DO LIVRO “O QUINZE”

Trabalho apresentado às disciplinas de Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura para avaliação seguida de nota.

ORIENTADOR: Prof. Geane Martins Mendes

BALSAS – MA

2022

RESUMO

Esse trabalho tem como intuito analisar algumas noções da literatura e o romance modernista “O Quinze” da autora Rachel de Queiroz. A introdução explica as origens e rumos da história sobre a literatura, escolas literárias, bem como a própria obra estudada. Na análise estão presentes os principais pilares relevantes do livro (enredo, tempo, espaço, narrador, personagens e autor), como o enredo e suas diversas características. Na metodologia apresenta-se a forma que foi utilizada na construção da análise, posteriormente vem a conclusão do trabalho, seguida pelas referências de sites e do livro para melhor execução e entendimento do estudo.

Palavras-chaves: Literatura, Modernismo, Análise Literária.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................ 4

2. RESULTADOS DA ANÁLISE................................................... 5

2.1 Enredo.......................................................................................... 5

2.2 Tempo.......................................................................................... 6

2.3 Espaço.......................................................................................... 6

2.4 Narrador....................................................................................... 7

2.5 Personagens................................................................................. 7

 

2.6 Autor........................................................................................... 10

3. METODOLOGIA....................................................................... 12

4. CONCLUSÃO............................................................................. 13

REFERÊNCIAS.............................................................................. 14

1. INTRODUÇÃO

A literatura (do latim littera, que significa “letra”) entende-se por literatura, como manifestação artística permitindo o ser humano a se expressar e recriar realidade a partir da visão de determinado autor, com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas. Podendo ser representada através de várias formas de produções e conjuntos de textos escritos, sendo de um lugar, de uma personagem, de uma época. A arte tem uma grande função na sociedade mundial, ajudando na própria formação do homem e de seus ideais.

As escolas literárias, também denominadas de “movimentos literários” são um sistema de diferenciação conforme as características estilísticas e temáticas apresentadas na obra. Esse sistema é responsável por facilitar o estudo da disciplina, dividindo-o em diversas “camadas” de acordo com suas características. As escolas literárias são apresentadas em: Trovadorismo, Humanismo, Quinhentismo, Classisismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-Modernismo.

O livro “O Quinze” da renomada romancista Rachel de Queiroz (1910-2003), é um romance modernista que tem como cenário e contexto principal, a intensa seca que assolou a região nordeste em 1915. Influenciando no comportamento e nas decisões cotidianas dos habitantes dessa região. Na obra. O autor retrata a rotina e as relações dos personagens que nela habitam, explicando seus comportamentos a partir das influências das atitudes, condição financeira e contexto histórico. Classificando-o como um romance modernista. Na época a obra foi lançada no final do século XX, não teve uma boa aceitação pela crítica literária e do público leitor da época. Já que a escola modernista e a crítica social, ainda estavam se afirmando no país. A obra se passa no estado do Ceará, mais especificamente na cidade de Quixadá, no século XX. Conta com os mínimos detalhes sobre as condições e acontecimentos ocorridos na seca, além de citar as adversidades do Nordeste e o trabalho com a linguagem regional e popular.

2. RESULTADOS DA ANÁLISE[pic 1]

Foi analisado nessa pesquisa alguns fatores acerca da obra “O Quinze”. Sendo as principais informações que serão aqui analisadas. Apresentando conhecimento sobre o enredo, tempo, espaço, narrador, personagens e por último, sobre a autora, Rachel de Queiroz.

2.1 ENREDO

A obra “O Quinze” aborda a seca de 1915, descreve alguns aspectos da vida do interior do Ceará durante um dos períodos mais dramáticos que o povo atravessou. O enredo é interessante, dramático, mostrando a realidade do Nordeste Brasileiro e se dá em dois planos.

No primeiro plano enfoca o vaqueiro Chico Bento e sua família, o outro a relação afetiva de Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora. Conceição é apresentada como uma moça que gosta de ler vários livros, inclusive de tendências feministas e socialistas o que estranha a sua avó, Mãe Nácia que é representante das velhas tradições. No período de férias, Conceição passava na fazenda da família, no Logradouro, perto do Quixadá. Apesar de ter 22 anos, não dizia pensar em casar, mas sempre se “engraçava” a seu primo Vicente. Ele era o proprietário que cuidava do gado, era rude e até mesmo selvagem. Com o advento da seca, a família de Mãe Nácia decide ir para cidade e deixar Vicente cuidando de tudo, resistindo. Trabalhava incessantemente para manter os animais vivos. Conceição, trabalhava agora no campo de concentração onde ficavam alojados os retirantes, e descobre que seu primo estava “de caso” com “uma caboclinha qualquer”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com