TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PRÁTICA - CRÍTICA AO LIVRO DIDÁTICO

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CLARETIANO

 SÔNIA MARIA GARCIA

 TRABALHO DE PRÁTICA -  CRÍTICA AO LIVRO DIDÁTICO

São Paulo

2016


 SÔNIA MARIA GARCIA

 

TRABALHO DE PRÁTICA - CRÍTICA AO LIVRO DIDÁTICO

 

Trabalho apresentado como exigência parcial para a      disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de História e Geografia, no curso de Pedagogia, da Faculdade Claretiano, sob a orientação da Professora Ms. Maria Alice Moreira Silva.

São Paulo

2016

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................  04

Os critérios de análise......................................................................................  05

Conclusão.........................................................................................................  07

Referências Bibliográficas ......................................................................  08

Introdução

        Este trabalho desenvolverá uma análise de um capítulo de um livro didático Atlas Geográfico Ilustrado-Pag:24 e 25 Região Sudeste econômica, o objetivo deste trabalho é analisar um livro com base teórica em Patrícia Elisa Chipoletti Esteves.

                Que passamos a conhecer melhor o livro e analisar como este aborda os conteúdos, toma como base teórica acentuando-se as atividades que aprofundam o conteúdo; s instrumento de que os professores este procedimento intermediam o ensino e a efetividade da aprendizagem. Tem-se também o proposto de avaliar se há relação dos temas com o dia-a-dia do aluno, e as propostas dos autores e a consecução delas observado no livro.

Instrumento de que os professores e seus alunos dispõem para o desenvolvimento das atividades de ensino e de aprendizagem formal dessa disciplina.

         Este livro tem como prioridade deteriorar aquela ideia que o livro é só para decorar, traz consigo um “poder`” no seu dia-a-dia, com experimentos de materiais de fácil acesso e ajudando o professor a repassar o conhecimento, despertando curiosidades com temas, “para saber mais”, “pesquisando sobre o assunto”, “aprofundando os conhecimentos”.

        

        Os critérios de análise

        As principais características que foram propostas para serem analisadas em um livro didático são: a legibilidade gráfica; os valores e as atitudes veiculados no texto; a adequação ao perfil do leitor; a adequação das abordagens usadas pelo autor e as referências e fontes utilizadas. Essas características devem ser observadas na apresentação do livro, no texto propriamente dito, nas ilustrações e nas atividades propostas.

        O livro é de fácil consulta traz as principais informações sobre os estados com ilustrações sobre os temas tratados.

Auxilia o aluno com palavras especificas, incentiva a pesquisa sugerindo referências bibliográficas e temas, como aplicando conhecimento, procedimentais como algumas atividades de práticas, aprofundando nossos conhecimentos, “críticas e ações”. Um livro com termo simples, a linguagem do aluno, interessante com bastantes figuras.  Um visual totalmente dinâmico de fácil entendimento e colorido (meramente ilustrativo).

           Diante de todo esse debate teórico acerca das funções do livro didático, pode-se dizer que este material escolar “constituiu-se em um instrumento privilegiado do controle estatal sobre o ensino e aprendizado dos diferentes níveis escolares” (BITTENCOURT, 1993, p.18). “O uso e a posse do livro didático inserem-se em uma complexa teia de relações e de representações sociais” (BITTENCOURT, 1993, p.02), essas vão da sua concepção como um 30 dos principais produtos do mercado editorial à sua relação com a aprendizagem do educando e a prática docente.

        O livro didático selecionado para essa análise do Ensino Fundamental trazendo um enfoque sobre o território brasileiro elevando seus aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. No interior dos capítulos e unidades, fotografias, mapas ou imagens são utilizados para ilustrar ou contextualizar.

        A temática que será trabalhada, como também são empregados quadros contendo explicações referentes ao conteúdo vocabulário de alguns termos geográficos. No término de cada capítulo, são sugeridas atividades, com questões que favorecem a revisão dos conteúdos trabalhados com atividades diversas permitindo aos alunos uma maior fixação do que foi estudado a partir do uso de várias linguagens.

         Vale ressaltar ainda que, no final de cada unidade, trazendo textos complementares relembrando alguns conteúdos, Observando a abordagem dos conteúdos e as atividades propostas no livro, nota-se que a intenção dos autores é trabalhar a geografia de forma viva contextualizada com o cotidiano do aluno, proporcionando o desenvolvimento do senso crítico a partir de questões que exigem reflexão, compreensão e associação dos conteúdos conectando-os à realidade. Os mapas, são bastante utilizados em todos os capítulos tanto para a espacialização dos fenômenos como para a interpretação de dados. Possuem a estrutura correta (fonte, escala, legenda, título) e as figuras aparecem contextualizadas, favorecendo assim um subsídio para o entendimento do conteúdo abordado. Vale acrescentar ainda, o emprego de várias obras de arte e de temas que propiciam ao aluno refletir sobre questões contemporâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (177.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com