TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Letras

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Letras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 8

Olá Highter

Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros

Trabalhos e Monografias

Gerador de Citação

Mais

Página Inicial » Diversos

Trabalhos Do Curso De Letras

Enviado por tatyetacy, out. 2012 | 9 Páginas (2050 Palavras) | 2 Consultas |

4.51 12345

| Denunciar |

CLIQUE TRÊS VEZES PARA DAR BOA SORTE

Envie

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA

Edna Lopes da Silva Figueiredo, Tatiane Patrícia da Silva Souza.

RESUMO

Este artigo tem por meta mostrar a realidade das escolas, que ainda não estão preparadas para receber alunos disléxicos, uma vez que o professor não teve uma formação acadêmica para trabalhar com este aluno. A escola não possui recursos didáticos adequados para o aprendizado deles. Nota-se que o diagnóstico precoce pode oferecer ao aluno subsídio para que ele construa perspectivas de sucesso em todos os aspectos de sua vida. O tema merece um pouco de atenção, e tem por base textos como o do Dr. IvánIzquierdo,médico e neurocientista, especialista nos mecanismos da memória, reconhecido internacionalmente.

Palavras-chave: Dislexia. Dificuldade na Aprendizagem. Diagnostico da Dislexia.

ABSTRACT

This articleis aimed atshowing the realityof schoolsthat are not yetprepared to receivedyslexic students, since the teacherdid not haveanacademic backgroundto work withthis student. The schooldoes not haveadequateteaching resourcesfortheir learning. Notethatearly diagnosis mayoffer the studentallowance forhim to buildprospects for successin all aspectsof your life. Thesubject deservesa little attention, and is based ontextssuch asDr.IvanIzquierdo, physician andneuroscientist, an expert in the mechanisms ofmemory,recognizedinternationally.

Keywords:Dyslexia. Difficultyin Learning.Diagnosisof Dyslexia.

1- INTRODUÇÃO

"Quando leio, somente escuto o que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita."

ALBERT EINSTEIN

A escola está preparada para receber o aluno disléxico uma vez que o professor não teve uma formação acadêmica para trabalhar com este aluno? A escola não possui recursos didáticos adequados para o aprendizado deles? Nota-se que o diagnóstico precoce pode oferecer ao aluno subsídio para que ele construa perspectivas de sucesso em todos os aspectos de sua vida.

Os professores não podem julgar seus alunos como desinteressados ou incapazes de aprender normalmente, os disléxicos são capazes de experimentar dificuldades durante o aprendizado eles têm alterações da sensibilidade acústica a determinados fonemas, isso os levam a serem deficientes na leitura ou na compreensão da palavra oral ou escrita.

As escolas deveriam possuir ou oferecer treinamento profissional a seus educadores para lidar com alunos que possuem dificuldades no aprendizado, e junto com pais e técnicos, trabalharem com esses educando de forma que possam ser inseridos na sociedade e não venham a sofrerem nenhum preconceito; e preparar seus alunos para os desafios do mundo e usarem suas aptidões.

O problema de pesquisa do presente estudo consistiu em saber de que forma as escolas privada e pública: ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONÇEIÇÃO, localizada na rua guaraná, 2QDE11, lt1, Ouro Preto – Olinda/PE, COLÉGIO VIRGEM IMACULADA, localizada na Rua Maria do Carmo Montenegro, 95 - Janga – Paulista/PE, ESCOLA JOÃO PAULO II, localizada na Rua Altinho, 854 – Janga - Paulista/PE e a ESCOLA CLAUDINO LEAL, Localizada na Avenida Potiguar - Cidade Tabajara - Olinda/PE lida com alunos disléxicos.

Será que essas escolas possuem pessoas capacitadas para lidar com alunos disléxicos; quais são as metodologias usadas para trabalhar com eles? Quais são os recursos utilizados pelos educadores?

Pensando nisto, formulam-se as seguintes hipóteses: Ao diagnosticar dislexia ou qualquer outra dificuldade no aprendizado, os professores sem ter o conhecimento sobre determinado problema ou assunto, estão cometendo um grande erro que podem causar um mal terrível aos seus alunos.

Todas essas hipóteses serão confirmadas ou não, no final deste projeto, após a pesquisa realizada.

Os métodos utilizados para lidar com crianças disléxicas são pouco praticados e até mesmo desconhecidos por muitos profissionais da área de educação. As escolas não estão preparadas, não existem recursos nem treinamento dos profissionais, os pais desconhecem o problema e a sociedade chega a excluir o disléxico. Não é difícil você encontrar hoje alunos desmotivados, insatisfeitos com a escola, professores que tacham seus alunos como preguiçosos.

Existem métodos de diagnósticos mais precisos para dislexia, desenvolvidos pela ciência da saúde e sistemas de treinamentos e ensino que permitem tratar essa condição eficazmente. Devemos tratar os disléxicos com conhecimentos disponíveis hoje e com carinho que todo ser humano merece.

Atualmente a DISLEXIA consta no CID 10 – Classificação Internacional de Doenças (F.81), definida como transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares. Faz parte também do DSM – IV (1994) – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, relacionada entre os transtornos de aprendizagem, como transtorno de leitura. No entanto aguardam-se novas definições oficiais, perante comissões de estudos e de pesquisas atualizadas.

A Associação Brasileira de Dislexia – ABD, instituição com mais de 28 anos de existência, única "global partner" no Brasil da "Internacional Dislexia Association – IDA" (instituição norte-americana), tem como finalidade divulgar, informar e sensibilizar os pais, profissionais da área da educação, escolas, parlamentares e todos os membros da população sobre a dislexia.

Possibilitar melhores condições lidar para alunos disléxicos nas escolas e para os professores, é comprometer-se com a efetivação da democracia e o exercício da cidadania. Reconhecer o papel fundamental do professor no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com