TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Por:   •  24/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 POSTAGEM FORMATIVA SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA....................................................................................................................7

4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

A escola exerce um papel fundamental no que tange sobre a formação do cidadão; quanto mais preparada a instituição está melhor será sua contribuição para a construção de uma escola democrática e consequentemente cidadãos preparados e conscientes de seu papel na sociedade.

A escola democrática é um modelo que respeita a individualidade e trabalha com a heterogeneidade buscando a verdadeira qualidade do ensino.

No cenário atual é de suma importância a construção de um sistema educacional que possa fornecer uma formação de qualidade para as crianças, e dentro deste quesito destaca-se a importância do ensinamento da cultura afro-brasileira e indígena, que já está posto em lei sua obrigatoriedade: todo o sistema básico educacional no Brasil deve abordar a importância desse assunto na escola.

A educação das relações étnicos raciais é justamente para educar os alunos numa perspectiva humanizada, ressaltando a importância da cultura negra e indígena na formação da sociedade brasileira.

O objetivo desse portfólio é discutir sobre e a importância do aprendizado da história da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, reconhecendo-os como contribuintes no processo de formação da nação brasileira, visando a construção de uma escola democrática.

  1. DESENVOLVIMENTO

Cultura é um conceito que retrata um conjunto de crenças, tradições e costumes de um povo. A mesma pode ser formada através de vários elementos como por exemplo: crenças, dança, ideias, valores, festas, culinária, linguagem, entre outros fatores.

Em relação a cultura pode-se afirmar:

“A partir da cultura que os seres humanos convivem e aprendem a habitar o mundo em que vivem. Assim, o homem não só́ passa por uma aprendizagem cultural, através do processo de socialização, como também pode transmitir aspectos culturais ao grupo social”. (FARFAN, 2017, p. 37).

A história brasileira possui grande influência da cultura indígena e africana. Infelizmente ao longo dos anos vem sendo esquecida e até mesmo negada por parte da população. Todavia tem se buscado resgatar toda essa herança cultural e um dos grandes marcos para alcançar tal feito foi a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Como está estabelecido na lei, escolas públicas e privadas do ensino básico agora são obrigadas a incluir no seu conteúdo educacional o ensino da história e cultura afro brasileira e indígena, com o objetivo de resgatar a contribuição desses povos nas áreas social, econômica e política relacionadas à história do Brasil.

Embora a maioria da população brasileira seja negra, vê-se que ainda predomina muito no dia a dia o racismo e a desigualdade; preconceitos e práticas discriminatórias que vem perpetuando desde o processo de escravidão e que ainda estão bem presentes na sociedade.

Farfan (2017, p.82) reforça: “[...] quem convive no país sabe da situação de desigualdade que muitos negros e negras sofrem no cotidiano, o que explicita o racismo, o preconceito e a discriminação social ocorrida diariamente no Brasil”.

A população finge não enxergar a diversidade presente no povo brasileiro:  formado por pessoas de diversos grupos étnico-raciais, que possuem suas culturas e histórias que em conjunto formam a nação brasileira.

Atitudes racistas geram grande impacto e podem interferir de maneira negativa na formação da identidade de uma pessoa.

Por tais motivos se evidencia a importância em abordar esses temas na sala de aula: buscar a quebra de paradigmas e preconceitos que rodeiam o cotidiano da sociedade. Todo cidadão precisa perceber e entender que tudo que está em sua volta faz parte da sua identidade, e é de suma importância resgatar essa cultura da sociedade.

A Lei 10.639 de 2003 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica da rede de ensino. Anos depois (em 2008) a lei 11.645 colocou também obrigatório o ensino da história, cultura e contribuições dos povos indígenas. A inclusão desses temas é de suma importância para o ensino da diversidade cultural no Brasil.

“A escola brasileira, pública e particular, está desafiada a realizar uma revisão de posturas, valores, conhecimentos, currículos na perspectiva da diversidade étnico-racial. ” (Gomes, 2007, p. 104).

A implementação desses conteúdos na educação básica ainda não é uma realidade na maioria das escolas brasileiras, para muitas ainda é um desafio. Infelizmente em algumas escolas ainda há uma certa resistência em relação ao ensinamento da cultura afro-brasileira e indígena.

Em relação a cultura africana Farfan (2017, p.164) expõe:

“Efetivamente, somos resultado de práticas carregadas de significados que compõe nossa herança cultural. A cultura africana está alinhada ao cotidiano brasileiro no quadro de uma longa herança cultural construída por inúmeras gerações de afro-brasileiros, desde o período colonial até́ o tempo presente”.

Sobre a cultura indígena, Silva e Costa destaca (2018, p.8):

“Ao longo do tempo, a histórica presença indígena nas Américas foi propositalmente ignorada, por vezes considerada um “estorvo ao progresso”, além de ser tida como de menor importância na formação de países como o Brasil. Muitos alunos da Educação Básica ainda não fazem ideia do que ocorreu às populações indígenas nos séculos que se seguiram à chegada dos primeiros europeus, pois vários livros didáticos se referem a elas apenas como parte do “cenário do descobrimento” ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (436.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com