TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de fonologia

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Ditongo Crescente e Decrescente

O que é o Ditongo?

É quando em uma única sílaba ( conjunto de um ou mais fonemas pronunciado em uma única emissão de voz, ou seja, uma palavra) de uma vogal ou semivogal + vogal (ditongo crescente) ou vogal+semivogal (ditongo decrescente).

Quando nós estudamos os ditongos, nós temos vogais: /a/e/o/  e semivogais: os sons: /i/u/, que se classificam como semitons. O encontro de vocálicos formados por semivogal + vogal constituem os ditongos decrescentes como /ai/ei/.

Existem conceituações diferentes a expressão em questão.

Sons Nasais – existem palavras que emitem sons nasais, mas não podemos confundir som com letras como a letra M por exemplo tem um som nasal porque quando falamos sentimos o som e o ar passa pela via nasal, existem cinco vogais nasais: ã, e~, i~, õ, u~.

Vogal Tônica e Vogal átona – A vogal tônica é longa e bem pronunciada, a primeira vogal é bem forte, marcante, bem pronunciada, já a segunda e fraca com pronuncia leve  portanto esta é a vogal átona.

Diminutivos – Para os diminutivos na língua portuguesa na maior parte são com sufixos como inho ou zinho são os diminutivos na parte sintética, mas a forma sintética não pode ser utilizada com qualquer palavra e quando isso acontece formamos o diminutivo com auxílio de outras palavras.

Quando usar o inho ou zinho – é necessário obedecer algumas regras para o uso do diminutivo mas na maioria das vezes o uso do sufixo tanto no ditongo oral ou nasal é indiferente.

Exemplos de ditongos crescentes, decrescentes e diminutivos

Decrescente

Orais

He – roi

Boi

Cai

Céu

Fui

Mau /mal

Nasais

Mãe

Cãibra

Põe

Chão

Hífen

Irmão

Fizeram

Crescente

Orais

Glória

cia

nue

tio

Átila

Alvaro

Diminutivos – com sufixo ou auxilio de outras palavras

Casinha

Casalzinho

Animalzinho  

Frutinha

Pátio – grande / enorme

Cozinha - ¨             ¨  

Aquivo -    ¨     /      ¨  

Classificação de Fonemas

As vogais são fonemas sonoros produzidos por uma corrente de ar que e produzida na pronuncia, desempenha o papel de núcleo das sílabas portanto toda silaba necessita de uma única vogal.

As Vogais podem ser:

Orais - quando o a sai apenas pela boca

EX: /a/e/i/o/u/.

Nasais -  Quando o ar sai pela boca e pelas fossas nasais.

EX: /ã/: fã, canto, tampa

       /e/: dente, tempero

       /i/: lindo, mim

       /u/: nunca, algum

Átonas: Pronunciadas com menor intensidade.

EX: até, bola

Tônica: pronunciadas com maior intensidade

EX: até, bola

Temos também a questão do timbre onde as vogais podem ser abertas, como pé ou pó  ou Fechadas como mês, luta, amor. Quando reduzidas aparecem quase sempre no final das palavras como dedo, ave, gente.

Nas Zonas de articulações Anteriores e Palatais a língua eleva – se ao palato mole com ó,ô,u , nas Médias a língua fica baixa , quase em repouso como a leta a  .

As semivogais – fonemas /i/e/u/, em algumas situações não são vogais. Apoiados em uma vogal aparecem formando uma só sílaba, neste caso, esses fonemas são denominados semivogais. A diferença entre vogais e semivogais está no fato de que estas  últimas não desempenham o papel de núcleo silábico como as palavras saúde, história, série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com