TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do Semestre Anhanguera

Por:   •  2/11/2022  •  Monografia  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

PLANO DE AULA.........................................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho foi realizado a partir da análise dos textos disponibilizados para leitura pela faculdade e alguns artigos obtidos através da ferramenta de pesquisa Google acadêmico.        

        Objetivo principal do trabalho foi a reflexão acerca do poema Soneto do Amor Total de Vinicius de Moraes e o planejamento de aula que aborda o Amor como pedido na situação problema. Durante o desenvolvimento do presente trabalho será apresentado dados obtidos a partir dos artigos lidos, assim como também os planos de aulas montados.

        Será apresentado também como é feita as abordagens durante o ensino da língua onde essas precisa ser trabalhada com atenção e avaliadas em qual a melhor abordagem a se utilizar com cada turma. Será citado durante o desenvolvimento a análise do Soneto do Amor Total de Vinicius de Moraes e também a reflexão acerca do tem amor nos tempos antigos e atuais e seu impacto na sociedade.

        No corpo do trabalho está incluso o plano de aula com uma sugestão de resolução para a situação problema apresentada na proposta da Produção Textual, nesta resolução será apresentado um método de abordar o gênero textual utilizando o soneto de Vinicius de Moraes em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

A partir das reflexões depois da leitura do poema Soneto do Amor Total de Vinicius de Moraes, foi possível observar que o autor aborda o tema amor como sendo um sentimento puro, que não precisa de motivos grandiosos para ser real, amor este que é tão intenso que não tem como ser colocado em palavras simples, porém também não pode ser descrito como algo pequeno. Como podemos observar dessa estrofe do Soneto do Amor Total de Vinicius de Moraes.

“Amo-te afim, de um calmo amor prestante

E te amo além, presente na saudade

Amo-te, enfim, com grande liberdade

Dentro da eternidade e a cada instante.”(5.2)

Escrito de uma forma envolvente e que nos traz realmente a reflexão do quão profundo é este amor, segundo Jaffe (2015), o amor expresso por Vinicius de Moraes é caracterizado pela humildade, pela franqueza e também por declarações. Contudo, estas características adquirem sentidos diferentes ao longo de sua poesia, sendo que, em alguns momentos, configura-se como amor romântico, fraterno e universal, noutros como amor erótico, carnal, carregado de desejo. O amor trazido por Vinicius de Moraes em seus poemas apresentam um amor que é como uma chama que queima forte e rápido, sendo um sentimento tão forte que poderia facilmente nos levar a um fim a nós mesmos. A escrita do autor foi marcada por um intenso lirismo, assim como seu modo de transitar entre a linguagem do passado e do presente, como visto na opinião de Eduardo Portella.

Já podemos compreender porque Vinícius fez poesia amorosa sem trair o modernismo e sem cair no discurso de praça pública. Este promotor da autoconfissão não é um petrarquiano. O seu entendimento dessacralizado do amor afasta-o do amor cortês, medieval, escolástico, para aproximá-lo do "amor amor", romano, dos poetas romanos pré-cristãos. É o lirismo da posse e não da Corte, já que a mulher emerge não como seu ideal, mas como elemento provocador da experiência. (PORTELLA, 1987, p.19)

Podemos perceber que o eu lírico do Soneto do Amor Total de Vinícius de Moraes tem em seu modo de se expressar como se ele fosse o autor, mesmo que em sua realidade seja apenas um narrador, sendo então uma personagem. O seu modo de narração consegue passar ao leitor o pensamento e o sentimento de que o eu lírico é na verdade o autor, já que este narra em primeira pessoa.  Por exemplo no verso de o Soneto do Amor Total de Vinicius de Moraes:

“E de te amar assim, muito e amiúde

É que um dia em teu corpo, de repente

Hei de morrer de amar mais do que pude”(12.4)

O tema amor com o passar das épocas foi mudando e se desenvolvendo, seguindo as crenças, os rituais, as tradições e memorias de cada povo. Em épocas passadas o amor já foi visto como uma moeda de troca no campo político e econômico, onde os casamentos ocorriam apenas na junção de famílias para o benefício dessas, colocando o sentimento “amor” sempre em segundo plano. Comparando os tempos atuais que tem o sentimento de amar como algo incerto e tendo a discussão sobre a importância de amar a se próprio e também a busca pela “outra metade”, Badinter afirma que as pessoas estão continuamente divididas entre a “vontade de independência e completude” e o “desejo de fusão ideal” e, em consequência, a lógica que preside a relação com o outro oscila entre dois extremos paradoxais – a indiferença e a interferência. As mulheres das novelas românticas modernas são, em sua maioria, independentes e corajosas e têm sido consistentemente retratadas desse modo. A sociedade atual carece do amor entre as pessoas o que a fez ser marcada por ondas de violências e o ser humano se tornando cada vez menos sensível, o que torna o tema amor ser muito importante e necessitado de ser divulgado, para Bloom que valoriza o erotismo quando o assunto é amor, considerando que a sexualidade humana é inseparável da atividade imaginativa – a imaginação é o que retira o sexo do terreno da biologia e invalida qualquer pretensão em descrevê-lo de modo materialista ou fisicalista. Este afirma que o feminismo, ao reduzir Eros a sexo, não se dá conta de quanto os prazeres de Eros são transcendentes e de quanto o erotismo está próximo do verdadeiro sentido da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com