TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho educação especial

Por:   •  9/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

LETRAS - INGLÊS

VINÍCIUS FONSECA GOMES

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

ITAGUAÍ/RJ

2019


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

LETRAS - INGLÊS

VINÍCIUS FONSECA GOMES

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

Trabalho da disciplina Educação Especial, apresentado a Universidade Estácio de Sá, como exigência parcial à obtenção da nota na disciplina Educação Especial.

Professor(a): GABRIELA MAFFEI MOREIRA MALAGOLLI

ITAGUAÍ/RJ

2019

INTRODUÇÃO:

Qual a função de uma escola inclusiva? A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais.      Algumas escolas dedicam - se apenas a um tipo de necessidade, enquanto outras se dedicam a vários e ao ensino regular, como é o caso da Escola Estadual Clodomiro Vasconcelos. Para identificar todos os desafios, barreiras físicas e comportamentais foi feita uma entrevista com a professora, Maria Ilza Campos da Silva Sobrinho, na Escola Estadual Clodomiro Vasconcelos, para claro, compreender o papel do educador na construção de uma escola que realmente pode ajudar nossas crianças e adolescentes. A depender do país a educação especial é feita fora do sistema padrão de educação, no caso do Brasil, temos uma Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008) que além de cuidar dos alunos da rede regular de ensino, dedica-se a cuidar de todos os alunos, também com necessidades especiais.

É claro que a Educação Inclusiva, veio para ajudar e incluir, ainda existem dificuldades. Em sua maioria, as escolas do ensino regular, não estão preparadas para receber pessoas com necessidades especiais, seja de locomoção e/ou intelectual. Os banheiros ainda não têm estrutura adequada. As salas de recursos, que deveriam existir nas escolas para auxiliar os professores e os alunos com um atendimento especializado, não possuem todo o material necessário para desenvolver as atividades.

OBJETIVO:

Refletir sobre o trabalho do docente em turma inclusiva, analisando as estratégias pedagógicas, recursos e adaptações curriculares para os alunos. Além de analisar as dificuldades do processo de inclusão.

PESQUISA E ANALISE:

A Pesquisa de campo foi realizada com a Maria Ilza Campos da Silva Sobrinho, na Escola Estadual Clodomiro Vasconcelos, docente do 3° Ano do Ensino Fundamental I no turno da tarde e EJA (Educação de Jovens e Adultos) no turno da noite.  

1. Qual a formação do professor?

Formação de professores, Pós-graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Inclusiva.

2. Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma apresenta?

São diversos quadros, incluindo déficit de aprendizagem e autismo.

3. Como realizar as adaptações necessárias no planejamento das aulas?

São diversas adaptações, dando ênfase maior ao lúdico, incentivando o prazer no que está sendo feito. Os alunos necessitam de atenção em tempo integral, é preciso trabalhar a oralidade, autonomia e, claro, integração com os grupos.

4. Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógicas as necessidades específicas do aluno incluído?

Projetor, computador, jogos pedagógicos de todas as disciplinas, quadro branco, sucatas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com