TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho estrutural e organização da educação brasileira

Relatório de pesquisa: Trabalho estrutural e organização da educação brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de estrutura e organização da educação brasileira.

▪ A globalização dentro da estrutura e organização brasileira

Sabemos que no ano de 2000 as Nações unidas promoveram um encontro chamado de “Educação para todos”, encontro este que tem por finalidade reduzir em 50% o numero de pessoas analfabetas até o ano de 2015. Para o Brasil cumprir esta meta vem se utilizando de um método muito eficiente, diplomar aluno. (Segundo o ENEM C Exame Nacional do Ensino Médio) que foi criada no ano de 2005 pelo ministério da Educação do Brasil, para avaliar a qualidade do ensino brasileiro, 60% dos alunos tiveram desempenho de insuficiente a regular, isto mostra que o Brasil não está preocupado com a qualidade do ensino, e sim em cumprir com a meta de redução de pessoas analfabetas no país, não se preocupando em ensinar as nossas crianças as noções mais básicas das disciplinas escolares, isto gerou um efeito chamado “analfabetos funcionais”, ou seja, pessoas que sabem ler e escrever o próprio nome, mais não são capazes de interpretar um texto o que nos leva a pensar; será que é suficiente ser alfabetizado? Saber ler e escrever prepara você para as demandas atuais do conhecimento? Claro que não, á educação no Brasil deveria se preocupar em preparar as nossas crianças para viver em um mundo globalizado, onde apareceram novos recursos tecnológicos, como a internet e o conhecimento de novos idiomas para favorecer os negócios no mundo globalizado, onde a educação é a única vantagem no mundo competitivo da globalização, porém é uma pena que no Brasil a qualidade do ensino não seja importante, preocupa-se apenas em cumprir metas e não em preparar os nossos jovens para assumir de fato o papel de herdeiros da nação.

Existe um exemplo do Chile um país que vem tentando trabalhar a questão no analfabetismo de outra forma se preocupando com a questão da globalização e buscando medidas eficazes para educar os jovens para viver em um mundo globalizado, como por exemplo, antecipar as aulas de inglês e espanhol nas escolas, substituindo trabalhos manuais por educação tecnológica, adotando medidas simples, mais que coloca o Chile com uma taxa de 3,5% de pessoas analfabetas no país, sendo que no Brasil essa taxa sobe para 11%. O resultado disto será visto em longo prazo, pois o melhor investimento para uma nação ainda é o capital humano (educação).

A globalização obriga os países a reformular a forma de educar, pois o avanço tecnológico encurtou a distância física, graças à internet tudo se modernizou e ganhou agilidade. Se o Brasil não entender que o caminho para o desenvolvimento do país é a educação inteligente e não á de se atingir metas, Deus tenha piedade de nós no futuro, pois nossa nação estará nas mãos de pessoas despreparadas para viver nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com