TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DO AUDIOVISUAL PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA FRANCESA

Por:   •  29/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

COORDENAÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS

[pic 2]

   DISCENTE: MARCELO

         USO DO AUDIOVISUAL PARA AQUISIÇÃO DA LINGUA FRANCESA

 

CUIABÁ

2018

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

COORDENAÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS

[pic 4]

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

USO DO AUDIOVISUAL PARA AQUISIÇÃO DA LINGUA FRANCESA

Relatório de Prática como Componente Curricular apresentado no contexto das Atividades da disciplina de Francês IV/ Depto. de Letras, Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, como parte dos requisitos para aprovação nesta matéria. Docente responsável:

Prof. Dr. Danilo

CUIABÁ

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        05

JUSTIFICATIVA         05

OBJETIVO GERAL         06

   Objetivos específicos......................................................................................06

METODOLOGIA ...............................................................................................06

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................07

REFERÊNCIAS        08

RESUMO

O presente trabalho trata da utilização de recursos audiovisuais no ensino de língua estrangeira, mais especificamente para a instrução da Língua a Francesa. Se faz necessário o uso correto do idioma nos dias atuais, mas grande parte dos alunos ainda possui muitas dificuldades no domínio de tal habilidade. Uma das explicações para este problema é devido ao ensino atual, com uma abordagem tradicional e desestimulante. Por isso é necessário que busquemos alternativas de ensino, que mudem a perspectiva do aluno. Os recursos tecnológicos audiovisual se apresentam como importantes instrumentos de ensino-aprendizagem. O estudo tem foco nos filmes, séries e documentários ofertados pelo serviço de streaming NETFLIX ou outra plataforma, para observar a efetividade do uso desse recurso no ensino da língua francesa.

Palavras-chave: Língua Francesa. Recursos Audiovisual. Ensino.


INTRODUÇÃO

Nossa sociedade vive uma constante transformação, logo o ensino deve procurar acompanhar estas mudanças com a finalidade de evoluir, utilizando se possível os recursos tecnológicos ofertados e utilizados diariamente pela comunidade social. É fato que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e exerce grande influência na sociedade como um todo. A língua francesa ainda não é tão valorizada como a língua inglesa, mas com o auxílio da tecnologia, podemos gerar a motivação dos alunos e fazer com que estes se interessem pelo idioma.

O PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000, p. 28) nos apresenta alguns empecilhos para elevar as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Línguas Estrangeiras:

São raras as oportunidades que o aluno tem para ouvir ou falar a língua estrangeira. Assim, com certa razão, alunos e professores desmotivam-se, posto que o estudo abstrato do sistema sintático ou morfológico de um idioma estrangeiro pouco interesse é capaz de despertar, pois torna-se difícil relacionar tal tipo de aprendizagem com outras disciplinas do currículo, ou mesmo estabelecer a sua função num mundo globalizado

Podemos dizer que uma das maneiras de motivar o aluno, ainda que em parte, é elaborar métodos alternativos de ensino, que sigam um caminho diferente do convencional, ou seja, diferente das aulas focadas em gramática, repetição e memorização.

Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar um suporte para a metodologia de ensino e analisar a efetividade do uso de recursos audiovisuais em sala de aula para o ensino da Língua Francesa. Buscando sempre despertar o interesse dos alunos, permitindo uma melhor qualidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com