TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UTA HISTORICIDADE – FASE 1

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 9

  CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

FABIANE SCHLICHTING RU 217214 TURMA 2013/01

PORTIFÓLIO

JARAGUÁ DO SUL– SC

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

FABIANE SCHLICHTING RU 217214 TURMA 2013/01

PORTFÓLIO UTA HISTORICIDADE – FASE 1

Este trabalho faz parte da UTA de Historicidade do curso de Pedagogia, modalidade a distância da UNINTER - Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Ana Paula Perotti

Centro Associado: Pólo de Jaraguá do Sul/SC

JARAGUÁ DO SUL– SC

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA......................................04

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA......................................................................04

2.2 HORÁRIO DE ATENDIMENTO...................................................................04

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO........................................................................04

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO........................................04

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.................................................................................06

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O presente estágio no Ensino Fundamental, tem como objetivo observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente escolar no cotidiano.

Atualmente a educação escolar vem sofrendo grandes mudanças, como por exemplo a recente implantação do Ensino Fundamental de 09 anos, no qual as crianças já vem para as escolas com 06 anos de idade, trazendo consigo alguns conhecimentos provenientes dos incríveis avanços tecnológicos e descobertas cientificas, o que gera nelas uma grande necessidade de receber respostas e explicações mais específicas.

Esses alunos necessitam de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, que desperte o interesse e a vontade da criança de apropriar-se de novos conhecimentos. E também um professor que estimule neles a vontade de serem cidadãos instruídos e conscientes de seus direitos e deveres.

Por essas e outras razões o referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional do ensino, para que o mesmo se familiarize com a prática em sala de aula e habitue-se ao ambiente escolar com seus aspectos positivos e negativos, aprendendo a resolver problemas, superar desafios e compartilhar momentos de alegria.

Neste estágio serão desenvolvidas atividades de observação participativa com os alunos da 1ª série do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Professora Valdete Piazera Zindars.

Neste trabalho serão abordados alguns aspectos observados no estágio, tais como a Tendência Pedagógica da instituição, a Análise Reflexiva das atividades de estágio, as observações feitas em sala de aula referente aos alunos e a professora, o relacionamento da turma entre si.

2.IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1. LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola de Educação Básica Professora Valdete Piazera Zindars, situada na Rua Marina Frutuoso, 545, Centro, Jaraguá do Sul/SC, no Estado do Santa Catarina, com CEP: 89251-500. É vinculada a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como órgão regional a 24º Secretaria de Desenvolvimento Regional. Seu telefone é (47) 3276-9459 e seu e-mail é valdetezindars@sed.sc.gov.br.

2.2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A instituição atende no período matutino das 07:45min, às 11:45min, no vespertino das  13:15min. às 17:15min.

A Escola de Educação Básica Professora Valdete Piazera Zindars, atende à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

A instituição estagiada tem por filosofia, propor uma educação fundamentada nos princípios da moralidade, de solidariedade, da igualdade e da inclusão, adequando a ação pedagógica às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade comunitária. Procura garantir as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com dignidade e responsabilidade na sociedade.

Para esta instituição a educação é a base da vida escolar do aluno, o qual um dia se tornará um agente transformador, idealizador, um cidadão responsável, critico, do qual dependerá o futuro da nossa cidade, país e até do planeta.

O trabalho docente é tratado por eles como de suma importância para seus alunos, pois sabem da influencia que possuem sobre eles, sabem que seus alunos seguirão seus exemplos, sejam estes bons ou ruins.

Para eles a sociedade é vista como uma arena na qual existe uma grande competição, e ensinam seus alunos á sempre procurarem se sobre sair, serem os melhore, pois só os melhores vencerão essa competição.

Essa instituição vê seus alunos como um ser em auto-construção, um receptor de conhecimentos, que um dia irá aplicar tudo o que aprendeu e por isso se preocupam com um ensino de qualidade.

Para a escola estagiada a preocupação com os aspectos afetivos, valores e atitudes está sempre presente em todos os momentos da intervenção pedagógica, pois para eles o aluno deve se sentir parte do mundo que o cerca e desenvolver a consciência da ação do homem em relação ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico e a influencia dessas ações nos rumos da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (672.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com