TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidada paulista

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE

ALUNOS:

JOSUÉ BORGES-RA

PÓLO

BELÉM, NAZARÉ

2015

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola Luzia Viana Prata está localizada no estado do Pará, município de Santo Antônio do Tauá a 80 km de Belém, telefone para contato é o número (91)93603141, a instituição mantenedora da escola é a secretaria municipal de educação.

A unidade escola é de fácil acesso, pois, está localizada na principal avenida do bairro, é ampla e atende a todos os estudantes na medida do possível, a instituição tem espaço físico satisfatório para atende a sua proposta pedagógica é proporcional ao número de estudantes matriculados, todavia, precisa ampliar o que já tem para atender a demanda crescente de alunos. Está unidade escola dispõe também de salas-ambientes, a partir do ano de 2008 houve a implantação dessas salas, professores e alunos tiveram um lugar decente para desenvolver seus trabalhos pedagógicos.

Nessa escola há um ginásio poliesportivo onde são realizados torneios entre alunos, existi uma biblioteca que funciona nos dois turnos, a sala de informática é usada de acordo com a necessidade do professor onde são realizadas várias atividades interdisciplinares. Quem utiliza esses ambientes na escola são professores e alunos mais de duas vezes por semana, a biblioteca em especial é o ambiente mais utilizado por professores e alunos. A utilização desses recursos é de acordo com o planejamento do professor, onde fará uso dos recursos disponíveis para ministra sua aula atingindo seus objetivos específicos.

A escola Luzia Viana Prata está com novos projetos para ser implantado no seu aspecto físico, como construção de novas salas de aula, reforma da biblioteca e do ginásio. Segundo comentário da própria direção da escola essas reformas ainda não começaram por falta de recursos do governo municipal e estadual.

Já no seu aspecto administrativo para comandar cerca de 600 alunos a escola dispõe de 39 profissionais entre serventes, vigias, secretárias, professores, técnicos em educação a escola possui atualmente 23 salas de aulas.

Na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar houve várias reuniões entre professores, pais e alunos da escola, foi o momento onde os pais poderam ser ouvidos e os alunos expressarem suas opiniões. De acordo com a secretaria de educação toda e qualquer mudança no contexto escolar deve passar por todos os membros que nela se inseri, o currículo em movimento juntamente com os pressupostos teóricos baseado na LDB e nos eixos norteadores vem com a proposta de mudança e participação da comunidade como um todo, o PPP (PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO) é o documento primordial dessa reflexão conjunta.

Nesta escola há o conselho escolar, fazem parte desse conselho pais, alunos, professores, todas as decisões administrativas e pedagógicas passam por esse conselho é de vital importância esse conselho para o funcionamento da escola.

A estrutura organizacional da escola é a seguinte:

DIRETOR

PROFESSOR

VICE-DIRETOR

CONSELHO DE PAIS

SUPERVISOR PEDAGÓGICO

COORDENADOR PEDAGÓGICO

GRÊMIO ESTUDANTIL

ASSITENTE DE EDUCAÇÃO

ALUNO

Os cursos oferecidos nesta unidade escolar é apenas o fundamental de 1º ao 9º ano, matutino de 07,00h às 12,40h e vespertino de 13,40 as 18,40h. As decisões são tomadas pela secretaria de educação de Santo Antonio do Tauá

A permanência dos professores na escola é o resultado da semestralidade que exige que os professores façam seus planejamentos dialogando com outros professores, quem coordena essa tarefa é o coordenador pedagógico da instituição. Todas as escolas que aderiram a semestralidade, nas coordenações participam do curso de formação do PNE assim o professor faz todo o seu planejamento de acordo com estudos dos cadernos numa perspectiva de multiletramento.

Os critérios de avaliações são feitos mediantes provas, trabalhos interdisciplinares, projetos, provas multidisciplinares as avaliações são realizadas em trimestre, os alunos na situação de recuperação terão que realizar as provas ou trabalhos novamente.

A escola possui associação de pais e mestre denominada AMES (amigos da escola), na verdade essa pequena associação no seio da escola tem ajudado na manutenção da instituição, através dessa associação alunos, pais, professores e algumas outras pessoas da comunidade se mobilizam na limpeza do colégio, na manutenção do telhado da escola, na limpeza do terreno da escola, essas pequenas atitudes tem feito grande diferença nesta escola pois sem estas atitudes esta escola certamente estaria com maiores dificuldades, uma vez que os recursos destinados a essas instituições de ensino público não são suficiente para todos os serviços que uma escola precisa.

A unidade escolar também possui um grêmio estudantil, sem esse segmento seria impossível ter de fato uma comunidade escolar democrática, esse ano haverá eleição para a escolha dos novos membros do grêmio estudantil.

A escola desenvolver também juntamente com o apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com