TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso precoce do alcool

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

        Uso precoce de álcool e seus riscos

A dependência de álcool em adolescentes subiu significativamente entre o ano de 2001 para 2004. A pesquisa feita com adolescentes de 12 a 17 anos apresenta que de 54% dos entrevistados 7% já mostram índices de dependência. O estudo que foi realizado em 2004 feita com jovens de 18 a 24 anos, 78% dos entrevistados já fizeram uso da substância e 19% deles são dependentes. Um aumento muito significativo comparado com o ano de 2001 que apenas 5% dos adolescentes pesquisados apresentavam dependência.

        Os jovens estão bebendo mais e cada vez mais cedo, o que é um grande risco de grande parte desses usuários desenvolver o alcoolismo. Conforme o levantamento do Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) foi revelada que a idade de inicio de consumo fica em torno dos 12 anos, que fazem com que os dados sejam ainda mais preocupantes, pois como disse o psiquiatra Arthur Guerra, doutor no assunto e fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas, o uso precoce de álcool aumenta o risco de alcoolismo em idade adulta.

        Um grande problema é o incentivo que esses jovens e adolescentes recebem no dia a dia. As propagandas de álcool hoje são mais intensas e mais dirigidas a essa faixa etária. Além disso, muitos pais acham normal garotos de 14 anos beberem em grandes volumes, o que faz com que o adolescente desenvolva uma dependência e facilita entrarem no uso de outras drogas. O consumo de bebida é aceito e até estimulado pela sociedade. Pais preferem muito mais que suas filhas ou filhos façam uso de bebida alcoólica, pois acham normal que seus filhos bebam, afinal, todos bebem.  Muitas vezes o problema começa em casa, na dúvida paterna na hora de ver se permite ou não que o adolescente faça uso do álcool, ou dando um mau exemplo ‘' bebendo todas’’ (um sinônimo utilizado por jovens pra dizer beber muito) na frente de seus filhos.

        Além de o consumo de álcool trazer problemas para sua própria saúde, colocam risco social, ao dirigir por exemplo. Há muitas doenças que podem ser desenvolvidas com o uso excessivo do álcool, como gastrite, hepatite ou cirrose hepática, impotência ou infertilidade, infarto e trombose,pelagra e demência. São 6 doenças muito comuns causadas pelo alcoolismo, e muitas vezes podem levar a morte.

        Concluindo, o uso precoce de álcool traz riscos não apenas para o usuário, que por mais que seja o mais afetado, ações sob o uso de álcool traz grande risco para sociedade também, por esse motivo, temos que cuidar para que esse problema não afete mais pessoas, incentivando os pais a orientar e alertar os jovens que não há necessidade de usar álcool para diversão.

Laís Quadrante Trench - 1º EM

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com