TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Drogas

Por:   •  4/5/2020  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Patrícia Weizenmann da Silva

Disciplina: Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Drogas

                                                                    Tutor: Prof.  Aline Monteiro Garcia

Medianeira

2020

CASO “FAMÍLIA FLORES”

Referência:

Estudo de caso disponibilizado pela disciplina.

A Família Flores é composta por quatro membros, Dona Vilma e seus três filhos adultos: Sérgio, João e Rony. O caso da família não chegou ao conhecimento da equipe do CAPS através de demanda espontânea da família, mas sim através do relato de vizinhos que observaram a situação de vulnerabilidade em que se encontravam os indivíduos.

A partir do reconhecimento da demanda, a equipe decidiu então realizar uma visita domicilar, onde constatou a situação precária em que a família se encontrava. A casa é de difícil acesso e é composta por três cômodos, sem distinção de função. Um dos filhos dorme em uma barraca de camping do lado de fora da casa. O banheiro é localizado do lado de fora da casa, sem saneamento básico e as condições de higiene, tanto do lado de fora quanto no interior da casa são precárias.

Além da observação das condições da casa, a equipe também buscou conhecer o histórico de saúde mental dos membros da família. Dona Vilma apresenta episódios maníacos e episódios depressivos de severa prostração e isolamento social, além de delírios com conteúdo mítico-religiosos. Sérgio não apresenta prejuízo cognitivo e costuma ter crises de curta duração com intensa confusão mental, conflitos de ideias e uso abusivo de drogas diversas. João também apresenta momentos de crise onde também faz uso abusivo de substâncias e tem condutas de risco, além de apresentar dificuldades para manter vínculo laborativo nestes momentos de crise. Rony não apresenta sintomas.

Analisando o caso desta família, fica claro o importante papel do CAPS na articulação da rede de cuidado, buscando serviços de atenção básica e assistência social para garantir que os encaminhamentos necessários sejam feitos e estes usuários possam ser atendidos integralmente. Neste sentido, é importante que exista uma escuta individual e também familiar para que se possa compreender as demandas reais desta família.

Através desta atuação e da escuta de cada indivíduo é possível, em conjunto com os serviços da rede, montar então um projeto terapêutico singular para que estes sujeitos obtenham de fato o cuidado de que necessitam.

Com o CRAS é necessária a articulação para que se possa entender a real situação financeira desta família e a possibilidade da obtenção de benefícios de prestação continuada para que se obtenham melhores condições de moradia. Já o CAPS precisa fazer o matriciamento e discutir o caso com os outros serviços, articulando a ação da atenção básica e um possível trabalho em conjunto com o CAPS AD ou equipes de Redução de Danos, de acordo com o mais indicado para a situação familiar após a discussão em equipe multidisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com