TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Psicossocial e o Uso de Álcool e Drogas

Por:   •  18/10/2020  •  Resenha  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina: Atenção Psicossocial e o Uso de Álcool e Drogas

                Tutor: Prof.(que atua no fórum:)

Ubá, MG

2020

CASO FAMÍLIA FLORES  

Referência:

BEZERRA, Edilane; DIMENSTEIN, Magda. Os CAPS e o trabalho em rede: tecendo o apoio matricial na atenção básica: subtítulo do artigo. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasilia, v. 28, n. 3, p. XX-YY, dez./2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000300015. Acesso em: 8 mar. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental: o que é, doenças, tratamentos e direitos. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental. Acesso em: 15 mar. 2020.

INTRODUÇÃO

        A resenha crítica apresentada será o ‘’Caso Família Flores’’ onde é retratada a história de uma família com quatro integrantes, sendo eles Dona Vilma e seus três filhos. Ambos residem na mesma casa de forma precária e três deles com histórico de crises psicológicas.

DESENVOLVIMENTO

        A narrativa da família foi apresentada inicialmente por vizinhos para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e logo após a instituição fez uma visita domiciliar para conhecer a mesma.                                                                                         Chegando lá Dona Vilma de 62 anos, não compreendia a visita da equipe alegando que  ‘’não precisavam de ajuda’’.  Viviam com ela seus três filhos, Sérgio de  27 anos, João de 30 anos e o mais velho Rony  de 35 anos.                                                         A casa que moram é pequena, possuindo três cômodos e ‘’não há clara distinção entre quarto, cozinha, sala e banheiro’’. No ambiente não há geladeira, as roupas ficam desorganizadas e o banheiro não possui encanamento e fica do lado de fora.  

        Vilma, Sérgio e João possuem histórico de crises. A mãe manifesta episódios de mania com tendência a delírios religiosos e episódios depressivos de grande perca de ânimo e isolamento.

        Sérgio terminou o segundo grau e pensa em cursar uma faculdade. O caçula tem crises que não duram muito tempo mais havendo nelas grande confusão mental e uso abusivo de álcool e drogas. Em seu discurso se observa a revolta das condições que se encontram, alegando que a família recebe a pensão do pai.

         Já João costuma trabalhar e até já foi promovido dentro do emprego mais em seus episódios de crises onde também faz o uso abusivo drogas, fica difícil mantê-lo  pelas conseqüências dos mesmos. Ele também se trata no CAPS.                        Aconteceram algumas situações onde eles sofreram preconceitos e despreparo das equipes em instituições de saúde. Dona Vilma estava em delírio quando buscou a Unidade de Saúde da Família perto de sua casa para medir a pressão, alegando que os deuses a energizaram para ela salvar a humanidade, e queria medir a pressão para ver se estava mesmo mais alta. A técnica de enfermagem após medir disse para ela que estava tudo normal, que precisava ir para casa, pois não salvaria ninguém.         Assim Vilma se sentiu oprimida e disse que não voltaria mais no local.                                                                         Em um posto de saúde Sérgio pretendia sarar seu bicho de pé. Ao sentirem seu hálito perceberam que se encontrava alcoolizado e mesmo agindo de forma respeitosa e sem causar discórdia disseram que o mesmo não seria atendido. Após o fato conversou com as pessoas no CAPS se sentindo confuso e alterado.                                                                 Já João teve que dar entrada no Hospital do município, pois estava com intoxicação aguda de drogas. Encontrava-se confuso com sintomas de falta de ar e vômito. Mesmo com esse quadro grave ficou no local apenas até cessarem os sintomas. Não entraram em contato com o CAPS mesmo tendo conhecimento que ele era usuário do local. Após três horas foi mandado para casa sem sequer ser examinado  ou medicado. Foi tratado de forma marginalizada e um tempo depois de fazer alguns exames foi descoberta uma cirrose hepática.                                                                                                 CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com