TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina: ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E USO DE ÁLCOOL E DROGAS

Por:   •  12/1/2020  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Projeto Singular Terapêutico

Caso Família Flores  

Katiana Rodrigues dos Santos

Trabalho da disciplina: ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E USO DE ÁLCOOL E DROGAS 

 

                                               

  Tutor: Prof. Aline Monteiro Garcia

Fortaleza-ce

2018

Caso: Família Flores

Referencias: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Projeto Terapêutico Singular. Série textos básicos de saúde. Brasília, DF, ed. 2ª, 2007.

Hipóteses diagnósticas:

Dona Vilma, 62 anos - Apresenta crises que variam desde episódios maníacos, delírio com forte conteúdo místico-religioso, episódios depressivos, de severa prostração e isolamento dentro de casa.

Sérgio (27 anos) – Quando esta em crise que não costuma durar muito tem grande confusão mental, com conflitos entre ideias opostas e uso abusivo de drogas diversas (cachaça, maconha e cocaína).

Rony (35 anos) – No momento não apresenta nenhum sinal e nem sintoma.

João (30 anos) – Faz uso abusivo de várias drogas, se coloca em situações de risco, apresentou comorbidade com doença clínica, diagnosticado com cirrose hepática.

 

O Projeto Terapêutico Singular utiliza-se de atuações terapêuticas combinadas, que contam com debates coletivos de uma equipe interdisciplinar, tendo em vista uma ação integrada da equipe que reconheça aspectos que vão além da medicação e do diagnóstico psiquiátrico no tratamento dos usuários. Considerando que a demanda do cuidado em saúde mental envolve as dimensões sociais, biológicas e subjetivas do sujeito, para definição de propostas de ações (BRASIL, 2007).

No respectivo caso da família flores podemos ressaltar a importância da escuta terapêutica singular e familiar para que os profissionais da equipe entendam melhor suas questões e demandas, observar seus riscos e vulnerabilidades para tentar encontrar a melhor forma de acolher essas pessoas. Perceber o papel de cada sujeito naquela família, fazer um acolhimento adequado para se criar um vinculo de confiança, pois no caso em questão não foi à família que procurou pelo o serviço do CAPS e sim os vizinhos que procuraram ajuda por eles viverem em situação de fragilidades tanto psíquica como social.

No primeiro momento constatou-se que só um membro da família não sofria de problemas psíquicos e que todos viviam em uma casa com condições insalubres. A equipe teve a informação que quando alguns membros da família não estão desorganizados psiquicamente conseguem realizar tarefas do cotidiano. A importância desse caso é o trabalho em rede das equipes como CAPS, NASF, ESF entre outras. Para desenvolver um trabalho articulado com todos. È importante a participação da família por vontade que não seja nada imposto pelos profissionais que o projeto terapêutico seja construído junto com os familiares respeitando suas singularidades.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (250.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com