TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e obra de monteiro lobato

Por:   •  1/11/2016  •  Resenha  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 6

Souza, Shirley Marques dos Reis de

Vida e obra de Monteiro Lobato

José Renato Monteiro Lobato, Romancista, contista e jornalista Brasileiro. Nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté cidade do interior de São Paulo, Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato. Em 1893 o autor preferiu adotar o nome do pai por desejar usar uma bengala do pai que continha no punho as iniciais JBML. Mudou seu nome para Jose Bento Monteiro Lobato, Juca, apelido que Lobato recebeu na infância, brincava em companhia de suas irmãs com legumes e sabugos de milho que eram transformados em bonecos e animais, conforme costume da época. Uma forte influência de sua própria experiência reside na criação do personagem Visconde de Sabugosa. Ainda na infância, Juca descobriu seu gosto pelos livros na vasta biblioteca de seu avô. Os seus prediletos tratavam de viagens e aventuras. Ele leu tudo que lá existia, mas desde esta época incomodava a ele o fato de não existir uma literatura infantil tipicamente brasileira.

Perdeu seu pai entre os 15, 16 anos de idade e no ano seguinte perdeu também a mãe. Órfão foi viver com seu avô materno, o Barão de Tremembé que convence o jovem Lobato a cursar uma faculdade de direito mesmo ele querendo cursar belas artes, estudou nos colégios Coração de Jesus e Dr. Quirino, de Taubaté, concluiu os preparatórios de Instituto Ciências e Letras em São Paulo e matriculou-se em seguida na Faculdade de Direito local, onde se bacharelou. Exerceu o cargo de Promotor Público, em Areias.

 Com a morte de seu avô ele se torna herdeiro da Fazenda “São José do Burquira”, porém se frustrou como fazendeiro e foi viver em São Paulo onde fundou a empresa editora Monteiro Lobato & Cia. Fracassando neste empreendimento, ele passa então a escrever peças de literatura infantil à firma sucessora de sua empresa e para a imprensa. Casou se com Maria Pureza da Natividade em março de 1908 a qual carinhosamente chamava de “Purezinha” com quem teve 04 filhos. Edgar, Guilherme, Marta e Rute.

Em 1927 foi para os Estados Unidos da América do Norte, em busca da prosperidade industrial do petróleo e do ferro, retornou ao Brasil em 1932 e foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, recusou a honraria, entretanto era titular da cadeira n° 39 da Academia Paulista de Letras.  A fim de dirigir os trabalhos de tradução e publicação das suas obras, foi para a Argentina, em 1945, apresentar seus trabalhos a uma editora daquele país.

Monteiro Lobato, foi o criador da literatura infantil no país, é um dos escritores brasileiros mais populares, suas obras têm sido traduzidas para varias línguas é também autor de uma extensa produção na área da literatura infantil, que inclui clássicos do gênero, como O Marquês de Rabicó (1922), Reinações de Narizinho (1931), Memórias de Emília (1936), Histórias de Tia Nastácia (1937). O Sítio do Pica-pau Amarelo (1939) que foi transformado na década de 1970 em uma serie infantil da televisão que faz sucesso até o dia de hoje.

A característica principal desse escritor é o regionalismo e o conteúdo crítico. Aliando a crítica de costumes à criação de personagens como o caboclo Jeca tatu. No público infantil, Lobato escritor reencontra as esperanças no Brasil. Escrever para crianças era sua alegria, por isso adorava receber as cartinhas que seu pequenino público escrevia constantemente. Achava que o futuro deveria ser mudado através das crianças. Na década de 1930 Monteiro Lobato surge como um divisor de aguas tornando a literatura infantil didática. O mundo criado por ele no sitio do pica pau amarelo diverge dos valores das famílias tradicionais. No dia 18 de abril, data do seu nascimento, comemoramos o dia do livro, em sua homenagem. Aos 66 anos, na terça feira do dia 06 julho de 1948 exercendo plena atividade intelectual, morreu vítima de um derrame cerebral em São Paulo.

                 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pesquisar a vida do escritor Monteiro Lobato foi sem duvida uma experiência gratificante. Visitei vários sites e alguns contradiziam em relação a sua morte, uns apontavam para o dia 04de julho e outros para o dia 06 de julho, até que encontrei um jornal de sua época que notificava a data e o diagnóstico da doença que lhe tirou a vida, me refiro ao Jornal Brasil. Alguns acontecimentos de sua vida não estarão sendo citados nesse trabalho, mas sim os acontecimentos que mais marcaram sua trajetória. Enquanto cidadão escritor ele se preocupou com questões econômicas e com questões em que rumo estava seguindo nosso país. O Brasil perdeu um grande escritor, mas suas obras serão eternizadas para os adultos e para as crianças, nos contos e nos personagens que permeiam a literatura Brasileira em especial as crianças.

 Esse breve relato sobre a biografia de Lobato me colocou diante, de um homem que revolucionou a literatura infantil não só no Brasil, mas em outros países. Como cita o próprio jornal.

 A morte de Monteiro Lobato abre um claro iniludível nas letras do Continente americano. Não somos nós somente que perdemos nele uma expressão principesca das nossas letras, no romance, na ficção, na prosa... Em verdade era um maravilhoso criador de histórias. Tinha-as à flor dos lábios como a linfa natural das fontes que escorre cantando sem precisar imitar a voz a ninguém, nem o canto dos pássaros, nem a música do vento, nem os módulos dos anjos. Quando desfiava o fio mágico de sua conversa, lá vinham as doces figuras com que ele enchera a nossa vida literária... Havendo transportado as lindes da língua portuguesa, morre, entretanto, sem atingir a imortalidade acadêmica. (JORNAL DO BRASIL 1948 PG.1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com