TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida e Obra de Monteiro Lobato

Por:   •  22/4/2020  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

2. Vida e Obra de Monteiro Lobato

José Renato Monteiro Lobato foi um grande escritor brasileiro, e um dos pioneiros da literatura infanto-juvenil na América Latina. Apesar de ter outra formação (se formou em direito), sua vocação era escrever. Na data de seu nascimento, também é comemorado o dia nacional do Livro Infantil.

Muitas de suas obras são de literatura infantil, e a mais famosa é certamente o “Sítio do Pica pau Amarelo”, e livros que giravam em torno de personagems do Sítio. Ele também escrevia livros paradidáticos, e sobre ficção.

Monteiro Lobato não só escrevia livros infantis, mas também artigos, fábulas e contos, inclusive, o famoso personagem Jeca Tatu, criado por ele, apareceu no conjunto de contos chamado “Urupês”. Jeca Tatu era o retrato do caipira brasileiro, e se tornou um ícone nacionalista.

Lobato também é conhecido por ser defensor do movimento eugenista, por criticar duramente os modernistas, e por fazer publicações polêmicas, inclusive questões interpretadas como racistas abordado no livro “Caçadas de Pedrinho”, em relação à Tia Nastácia. Algumas expressões usadas por alguns personagens, e alguns elementos da obra continham um cunho racista.

Referências

“Biografia de Monteiro Lobato”,  disponível em https://www.ebiografia.com/monteiro_lobato/ com acesso em Março de 2020.

“Biografia de Monteiro Lobato” https://www.infoescola.com/literatura/monteiro-lobato/ com acesso em Março do 2020.

“Dez Fatos Sobre Monteiro Lobato” , disónível em https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2018/04/10-fatos-sobre-monteiro-lobato-criador-do-sitio-do-picapau-amarelo.html  com acesso em Março do 2020.

“Literatura e Racismo: Uma Análise sobre Monteiro Lobato e sua Obra”, disponível em https://www.geledes.org.br/literatura-e-racismo-uma-analise-sobre-monteiro-lobato-e-sua-obra/ com acesso em Março do 2020.

‘Monteiro Lobato: Biografia e Obras”, disponível em https://segredosdomundo.r7.com/monteiro-lobato/ com acesso em Março do 2020.

“Obras de Monteiro Lobato”, disponível em https://www.suapesquisa.com/biografias/obras_monteiro_lobato.htm  com acesso em Março de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com