TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Violencia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

SALTO – SP

2009

Tema da Pesquisa

A Problemática da Violência no Ambiente Escolar

Delimitação do Tema

Pretende-se com este tema fazer uma breve abordagem sobre os fenômenos da violência exercida por jovens nas escolas.

Ao longo deste trabalho haverá uma reflexão sobre o papel da família na educação, a violência na escola e como ela se manifesta; a violência nos jovens fruto da ausência de referências positivas no meio onde se circunscrevem; análise da violência e seus implicados no contexto escolar e se há uma interação positiva entre a escola e seus alunos.

Serão também apontadas as possíveis causas da violência, sua prevenção e como o educador social, enquanto profissional qualificado, poderá agir na prevenção deste fato.

Problematização

• Quais são as principais causas da geração da violência entre as pessoas?

• As relações sociais e os estímulos que a criança recebe no decorrer da vida influenciam no aparecimento do comportamento violento?

• Como incentivar o hábito da não violência ?

• É somente papel da escola formar os alunos para viver em sociedade, e saber-estar na vida social, ou a família precisa dividir esta responsabilidade?

• Se escola e família caminharem juntas, este problema poderá ser melhorado mais facilmente?

• Será que a violência protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade definitiva?

Formulação de Hipóteses

A violência surge em contextos e em situações bem conhecidos. Torna-se imperiosa uma intervenção educativa, não só dirigida aos jovens mas a todos os cidadãos, pois todos, enquanto sociedade global são culpados e devem ser chamados a intervir e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

A violência na escola é diferente da violência nas ruas: insere-se no meio escolar, alimenta-se da sua dinâmica e de seus vícios. Soluções policialescas não resolvem. É claro que, se for necessário, deve-se colocar vigias, gradear janelas, etc. Mas estas medidas terão pouca eficácia se não forem acompanhadas de outras, que resolvam o problema em seus aspectos sociais e pedagógicos

Se a escola e a sociedade se organizarem e trabalharem ativamente contra este fenômeno, a possibilidade de uma melhora no quadro apresentado atualmente sobre esta realidade enfrentada por todos na questão da violência poderia ser mudada.

Justificativa

A violência nas escolas não é um acontecimento novo. Todavia tem vindo a assumir proporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema.

A violência é um tema do nosso quotidiano. A escola que, felizmente, não vive retirada desse quotidiano nem isolada do mundo, não escapa a esse clima de violência.

Ela está em todos os lugares, em todas as classes e não pertence somente às classes mais pobres. A violência entre os jovens e contra os jovens está diluída por todo território, não escolhe ricos ou pobres, brancos ou negros. Ela está intimamente ligada à intolerância e a falta de respeito ao outro.

Essa questão social, configurada por manifestações de violência contra a pessoa, por roubos, furtos e depredações, até mesmo por assassinatos, que se repetem em um conjunto expressivo de sociedades nos últimos anos, vem evidenciando que estamos em face de uma conflitualidade que coloca em risco a função social da escola de socialização das novas gerações.

Nunca foi tão necessário dirigir a todo mundo um “convite à não violência” Este convite precisaria atingir o alvo certo e com poder motivador bastante para pacificar pessoas e nações, mitigando a grande carência de paz, de concórdia, segurança, justiça, cooperação, comunhão harmônica, de felicidade autêntica e compartilhada.

Pressupostos Teóricos

De acordo com Adorno (1994), a violência afigura ser uma rede complexa que se pode sobrevir a partir da educação. Esta é importante, pois ensina a criança a adquirir determinados valores tais como a compaixão e a dor alheia, bem como valorizar a vida não só a sua como a dos outros.

Já Rousseau (1983) afirmava que os homens não nascem naturalmente maus, a sociedade é que os transforma. De fato, nenhum ser humano nasce violento, ou criminoso, o seu destino não está traçado após a nascença. Os seus comportamentos são fruto do ambiente a que são expostos.

De acordo com Vaz (2006) “é importante promover atividades comunitárias e o uso das instalações para eventos ou para o lazer dos moradores das imediações, contando com a participação e o envolvimento dos diretores, professores e outros profissionais, levando-os a substituir o medo por novas posturas que contribuam para a superação de uma mentalidade violenta”.

Para Whitaker (1994) “se entendemos que a educação é um processo de construção coletiva, contínua e permanente de formação do indivíduo, que se dá na relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com