TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão Sobre Os Textos "As Dificuldades De Ou Na Aprendizagem", "Violências Escolares" E "Habilidades E Competências Do Professor Frente à Inclusão".

Monografias: Discussão Sobre Os Textos "As Dificuldades De Ou Na Aprendizagem", "Violências Escolares" E "Habilidades E Competências Do Professor Frente à Inclusão".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

No contexto educacional, alguns assuntos são de grande importância ser explorados, na busca de um adequado trabalho educacional. Os temas sugeridos a esta discussão podem ser definidos como “As dificuldades de ou na aprendizagem”, “Violências escolares” e “Habilidades e competências do professor frente à inclusão”.

O primeiro tema parte da dificuldade no processo da aprendizagem, que está relacionado a um sintoma de uma dinâmica de relações entre o sujeito que não aprende e o meio familiar e social em que vive. A sociedade não pode, tão somente, cobrar do sistema educacional sem que participe ativamente no processo da aprendizagem dos seus filhos, da mesma forma, a escola não deverá esperar que, no âmbito familiar, aquela criança progrida educacionalmente. Cada lado deverá ter sua contribuição no ensino, a fim de reduzir o fracasso escolar.

No que tange à violência escolar, a escola torna-se autora, vítima e palco de violência. É autora quando pratica exclusão social. É vitima quando o vandalismo se torna válvula de uma panela de pressão muito aquecida. E é palco de violência quando se torna lugar de aprendizagens de violências. Esses acontecimentos poderiam ser solucionados, se a escola oferecesse oportunidades de mudanças construtivas, mas nem sempre é o que acontece, a exemplo da existência do bullyng e do vandalismo, que são responsáveis pelo fracasso escolar. É responsabilidade da escola, monitorar o comportamento inadequado que os alunos apresentam. A escola deverá ser capaz de transformar padrões de comportamento e administrar conflitos, para que haja um clima escolar favorável.

Outro tema enfático são as habilidades e competências do professor inclusivo, que deve ser considerado como parte integrante na formação dos educadores em geral, para que possa atender a toda e qualquer necessidade especial de seus alunos. O profissional que não é preparado para trabalhar com a diversidade na sala de aula, muitas vezes, não se atenta à realidade nem se compromete com a diversidade do alunado, com isso o professor nega a orientação e assistência necessária para esses alunos. Como sugere Freire, devem-se buscar práticas pedagógicas que operem mudanças de forma efetiva diante da inclusão.

Por tudo isso, sobre os temas abordados, o que se pode concluir, é que há a necessidade da participação da família, da escola e da sociedade no compromisso com a educação escolar das crianças. Com isso teremos uma educação verdadeiramente qualificada e aberta à diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com