TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina e violência escolar

Pesquisas Acadêmicas: Indisciplina e violência escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 9

Indisciplina e violência escolar.

A violência sempre fez parte de nosso cotidiano, se apresentando de diversas formas que vão desde, de desentendimentos no trânsito, violência doméstica até assassinatos e furtos, porém nas últimas décadas esta incidência se tornou mais fortemente vista entre jovens e adolescentes, seja pelo aumento da exposição da mesma pela mídia, pelo fácil acesso á entorpecentes ou também pela falta de estrutura familiar destes jovens, estes fatores levam a manifestações de violência nas escolas, que se manifestam como indisciplina escolar que ás vezes pode chegar á casos extremos de violência com agressões á colegas e professores, resultando em traumas psicológicos para as duas partes.

O professor, atualmente, perdeu seu espaço dentro da escola, passou a ser desvalorizado pela sociedade, já não é mais visto como o mestre que deve ser respeitado como na época de nossos avós e pais. Essa desvalorização leva a atitudes desmotivadas e de total descaso com o aluno e o ambiente escolar. O conhecimento como um todo perdeu espaço em nosso tempo e tornou-se algo vazio em relação á ditadura do prazer individual imediato que poder ser conseguido de forma ilícita, hoje não vemos mais pais, salvo raras exceções, dizendo aos seus filhos que uma educação de qualidade poderá levá-lo a um futuro melhor, ao contrário, alguns pais desmotivam seus filhos com seu desinteresse pela vida acadêmica deles não participando da mesma.Dessa forma, a síntese á seguir procura falar um pouco sobre este tema tão debatido entre os pesquisadores da área da educação por se apresentar de diversas formas, e também por ser ocasionada por diversos fatores sociais, econômicos e familiares.

Primeiramente precisamos definir alguns conceitos básicos, como por exemplo: o que seriam a indisciplina e a violência escolar?

O conceito de indisciplina tem múltiplas interpretações. Um aluno indisciplinado é muitas vezes, alguém que a princípio possui um comportamento desviante em relação a normas implícitas e explicitas do ambiente escolar e social, porém estas normas podem variar de acordo com o segmento social ao qual se apresenta, por exemplo, o que é indisciplina em determinado local pode ser aceito em outro. Pode ser também descrita como uma espécie de “rebelião” que o aluno ocasiona, como forma de impor seus valores, ideias ou até mesmo como forma de chamar atenção de professores e colegas o que poderia ser uma forma de manifestação de algum problema maior que está enfrentando ou como forma de provar á si mesmo que pode infringir regras e sair impune, pois em muitas escolas casos de indisciplina não resultam em nenhum tipo de punição, além de uma permanência dos alunos na sala da pedagoga do colégio, que muitas vezes não se mostra eficaz, além do fato de que dependendo do ambiente escolar entre os alunos esta atitude se torna uma espécie de “status” social, o aluno se tornaria uma espécie de “herói “ do restante da escola, por humilhar determinado professor que os alunos tacham como “chato”ou “ruim”.

Com base na definição, em que o aluno indisciplinado é aquele que infringe normas, nos leva á entender como essas normas se apresentam para o aluno. Muitas vezes, as normas explicitas, tais como o regimento escolar, não são tão explicitas quanto deveriam ser, assim não chegariam ao conhecimento de todos, o que levaria ao não cumprimento destas normas nem pelo corpo docente da escola e nem pelo discente, dando a entender que tais normas não tem significado. As normas implícitas, seriam aquelas que tem relação com a educação doméstica do aluno, assim, espera-se que certas atitudes sejam tomadas com certa espontaneidade por este, como bater na porta antes de entrar na sala e aguardar permissão para entrar, pedir por favor quando quiser alguma coisa, dizer saudações tais como bom dia, boa tarde, mas estas condutas não são colocadas em prática e nem são cobradas ou mesmo ensinadas.

A indisciplina pode se manifestar de diversas formas, assim, poderia ser vista em diversos níveis, tais como:

-Perturbação pontual: que se manifesta como pequenos atos que afetam o funcionamento das aulas ou da escola como um todo, exemplo desta conduta seria, entrar na aula atrasado atrapalhando o raciocínio da sala e do professor.

-Conflitos que afetam relações formais e informais entre os alunos, que podem atingir níveis extremos chegando a agressões físicas, verbais e roubos .

-Conflitos entre aluno e professor que afetam a convivência na sala de aula.

-Atos de vandalismo e depredação do patrimônio escolar.

As perturbações são vistas como normais e muitas vezes inevitáveis, casos de indisciplina propriamente ditos seriam aqueles que, tem maior peso, como agressões, vandalismo, etc.

Mas se levarmos em consideração o modo como a cultura está sendo difundida nos dias de hoje, veremos, que as regras de boa convivência estão sendo esquecidas, o que é difundido atualmente : é o levar vantagem, o tirar proveito. Assim, atitudes que antes eram observadas em uma parcela menor de adolescentes , hoje é vista em grande parte dos estudantes de diversos níveis de ensino. A indisciplina tornou-se parte do cotidiano do professor, e existem cerca de dois níveis de manifestações : as mais frequentes que seriam, apatia por parte do grupo, conversas paralelas e troca de bilhetinhos, intervalos cada vez maiores, exibicionismo, perguntas feitas para constranger o professor, discussões frequentes entre os alunos para agitar a turma, comentários despropositados, silêncios ostensivos e entradas e saídas injustificadas. As excecionais seriam provocações racistas, com conotação sexual, agressões á colegas e professores de forma verbal ou física.

Nesse âmbito, nos deparamos então com o conceito de violência escolar ou bullying e se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros. O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro, através de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, etc., e assim tê-lo sob seu completo domínio durante meses, inclusive anos. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltrato intimidatório o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los a consequências devastadoras como o suicídio.

O fenômeno da violência escolar está na ordem do dia e preocupa sociedade civil, a nível global. 30 a 35% das crianças já foram vítimas deste fenômeno nas escolas. O "bullying"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com