TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Á Importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental

Por:   •  24/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LETRAS

                                         ANA ALVES MARTINS

Pré-Projeto de TCC

“Á Importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental”.

MACHADINHO´D OESTE

2012

                                   

licenciatura plena em letras

Ana Alves Martins

Pré-Projeto de tcc

“Á Importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental”.

                                     

 

Trabalho apresentado ao Curso (LETRAS)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Lingua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Metodologia da Pesquisa cientifica, Literatura BrasileiraII, Literatura Portuguesa II, Lingua Brasileira de Sinais: libras, Estágio II –Prática – Ensino Médio e Seminário v.

Prof. Eliza Nantes, Alexandre Vilas Boas da Silva, Anderson Teixeira Rolim, Sandra Vedoato e Lilian Salete.

MACHADINHO D`OESTE

2012

                                   

                                                   

 Tema:

“Á Importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental”

                                 

1- INTRODUÇÃO:

Esse é um trabalho de pesquisa bibliográfica que vem amostrar com o decorrer deste projeto “Á Importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental”, apresentar uma breve discussão, teórica a respeito do ensino de leitura. A leitura representa uma atividade de grande importância para a vida de cada individuo. É através dela que podemos interagir e compreender o mundo a nossa volta e sua própria formação, realizar atividades que contribuem para o nosso crescimento e para agir ativamente e criticamente na sociedade.

Formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, principalmente, em relação ao uso que se faz deles nas práticas de leitura, como disponibilidade de uma biblioteca, onde o acesso ao acervo seja livre por parte dos alunos, organização do planejamento do professor para que se priorizem aulas de leitura e a escola deve criar uma política de formação de leitores.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais tomam essa premissa como algo importante. Assim:

“... se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontem, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendem isso na escola. Principalmente quando os alunos não têm contatos sistemáticos com bons materiais de leitura e com adultos leitores, quando não participarem de práticas onde ler é indispensável, a escola deve oferecer materiais de qualidade, modelos de leitores proficientes e práticas de leitores eficazes. Cabe às instituições escolares proporcionar aos alunos diversos materiais de apoio que possam desfrutar e avançar com eficácia o seu desenvolvimento na leitura”. (1998, p.12):

A cada contato com diversos materiais os alunos têm mais facilidade de compreensão despertando interesse pela leitura.

Sem um trabalho com a diversidade textual, certamente não é possível formar leitores competentes, ou seja, pessoas que, por iniciativa própria, são capazes de selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aquelas que podem atender às suas necessidades e que são capazes de utilizar procedimentos adequados para ler.

Para tornar os alunos bons leitores, para desenvolver o gosto e o compromisso com a leitura, a escola terá de mobilizá-los internamente, pois esse é um aprendizado que requer esforço.

No âmbito escolar, podemos verificar que há muitas discussões a respeito, principalmente nas aulas de língua portuguesa. Dentre as discussões, observa-se que a principal preocupação está em se dar à importância e o devido espaço para o ensino de leitura nas atividades de sala de aula.  No entanto, outras atividades têm sido priorizadas, ou seja, a leitura fica para segundo plano, tornando o ensino de língua portuguesa cada vez mais desinteressante.

 Acreditamos que essa prática de ensino é ocasionada por concepções que não conduzem o aluno a nada, ou seja, são práticas que não fazem parte da realidade dos alunos, que não os consideram como ponto de partida para a realização de um ensino produtivo.
                            Delmanto (2009) ressalta que a escola deve ter a preocupação cada vez maior com a formação de leitores, ou seja, a escola deve direcionar o seu trabalho para práticas cujo objetivo não seja apenas o ensino de leitura em si, mas desenvolver nos alunos a capacidade de fazer uso da leitura (com também, da escrita) para enfrentar os desafios da vida em sociedade e, a partir do conhecimento adquirido com essa prática e com suas experiências, continuar o processo de aprendizado e ter um bom desempenho na sociedade ao longo da vida.

A autora ainda acrescenta que diante das diversas transformações com as quais convivemos a escola precisa, mais do que nunca, fornecer ao estudante os instrumentos necessários para que ele consiga buscar, analisar, selecionar, relacionar e organizar as informações complexas do mundo contemporâneo.

Vale ressaltar que a leitura é um processo que não está limitado apenas ao âmbito escolar ou somente um meio para obter informações, mais do que isso, a ela deve ser uma prática que todos possam usá-la na própria convivência com o meio social.

2 – Justificativa:

Na realidade atual percebe-se que cada vez mais o aluno vem afastando o ato de ler: computadores videio games, televisão a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura, por consequência desse desinteresse eles apresentam dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções textuais.  

É necessário que a escola resgate o valor pela leitura, como ato de prazer e promoção da cidadania. Nunca se faz tão necessário a leitura nos bancos escolares. Através da leitura podem-se decifrar os sentidos e emoções que o cercam e acrescentar a vida ao sabor da existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (763.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com