TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  1/10/2019  •  Monografia  •  4.477 Palavras (18 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS

MARIA MESSIAS MIRANDA OLIVEIRA

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

SALINAS

2009

MARIA MESSIAS MIRANDA OLIVEIRA

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado A UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LICENCIADO EM LETRAS VERNÁCULAS.

Orientador: Prof.

                                                           Tutor eletrônico: FERNANDA DE PAULA

Salinas

2009

“Ler não é caminhar e  nem voar sobre as

palavras. Ler é reescrever o que estamos

lendo, é perceber a conexão entre o texto e o

contexto e como vincula com o meu

contexto”

(Paulo Freire)


AGRADECIMENTOS

Primeiramente à DEUS, por ter me confiado esse desafio, proporcionando vida e saúde para que eu pudesse hoje estar realizando mais uma etapa de algo muito precioso para mim.

Agradeço a toda minha família que também contribuiram, dando apoio moral, financeiro e espiritual. Em especial ao meu querido esposo Haroldo, que lutou incansalvelmente, nesta longa caminhada, contribuindo direta e indiretamente nos meus estudos. Ao meu filho Hian Victor que também me acompanhou no meu último ano de estudo. Agradeço aos demais: meu pai, minha mãe, minha irmã, meu sogro, minha sogra e meus cunhados que também contribuiram e  almejaram o meu sucesso. Em especial a William que com sua bondade e gentileza contribuiu diretamente na realização desse trabalho, dando suporte e auxiliando para a realização e conclusão do mesmo.

Aos meus colegas  pela contribuição e espírito de unidade no dia-a-dia do curso.

A todos os professores da UNOPAR  que dispuseram  a dar o melhor de si no decorrer das aulas ministradas.

Aos tutores eletrônicos que sempre estiveram a disposição para sanar qualquer dúvida que surgisse no decorrer das tele-aulas, trabalhos e aula-atividades. Agradeço em especial a nossa tutora Fernanda de Paula que ns auxiliou no último semestre. Em especial também a orientadora do tcc, Ana Paula Pinheiro.

A todo o pessoal da Unopar Salinas que foram importantes na realização desse curso. Em especial agradeço a tutora Fabrícia que, com toda sua simpatia, nos acompanhou durante os últimos semestres, dando sua parcela de colaboração para que pudéssemos concluir esse curso.

Enfim, aqui deixo os meus eternos agradecimentos a todos que de alguma forma contribuiram para a concretização deste sonho.Que DEUS lhes abençõe de coração.  

MIRANDA, Maria Messias. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL   . 21 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Curso Normal Superior) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Salinas, 2009.

RESUMO

O presente trabalho elucidou os aspectos envolvidos na aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita nas séries finais do ensino fundamental. Levou-se em consideração a descrição do ensino público em relação ao privado, a importância da família no processo de construção do aprendizado e os relfexos que a leitura e a escrita promove no contexto social. A pesquisa foi realizada utilizando-se um processo de abordagem bibliográfica e qualitativa, uma vez que essa metodologia nos permite um processo de enfâse mais determinante e individualizado na tentativa de construção de um texto mais denso. Assim, todo o trabalho se alicerçou em conhecimentos teóricos e oriundos de observações no período de estágio. Posto isto, constatamos que as principais barreiras no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental são:   falta de  acompanhamento individual  tanto da família como da escola, falta de paciência dos professores, recursos inadequados, bem como a munutenção dos alunos na escola por parte da família e qualidade da atividade docente. Objetivando mudar o quadro observado concluimos que é necessário uma revolução no processo educacional da nação priorizando o ensino básico, e assim as dimensões de tal transformação atingirá a sociedade, desde da violência até questões relacionadas ao meio ambiente serão impactadas mediante esse processo educacional.

Palavras-chave: Leitura; Escrita; Educação; Ensino Fundamental.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO ________________________________________________              7

2 - DESENVOLVIMENTO __________________________________________              8

        CAPITULO I – ENSINO PÚBLICO E ENSINO PRIVADO ____________         8        

        CAPITULO II - PARTICIPAÇÂO DA FAMILIA NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÂO DO APRENDIZADO ______________________________        10

           2.1 - Importância da tríade escola - sociedade - família _________        11

       CAPITULO III -   A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ________________________________      13

            3.1 – Dificuldades de aprendizado no Ensino Fundamental _______     15          

4 -  METODOLOGIA________________________________________________   17

5 - ANÁLISE E DISCUSSÂO ________________________________________     18

6 - CONSIDERAÇÔES FINAIS ______________________________________      19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS __________________________________     20   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com