TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

África conhecido pelos problemas socioeconômicos do que por suas riquezas

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO - TG

PARACATU/MG

2016

África, o terceiro maior continente, possui grandes reservas minerais e surpreendentemente é a região mais pobre do planeta. O continente é mais conhecido pelos problemas socioeconômicos do que por suas riquezas.

O contexto histórico explica tal realidade, uma vez que os europeus ocuparam, a partir do século XV, esse continente e transformou a costa da África em lugar de comércio e passou a escravizar a mão de obra. Essa realidade passou a ser desenvolvida em larga escala, isso afetou seriamente a obtenção de alimentos.

Outro fator histórico é o processo de neocolonialismo ou imperialismo que ocorreu nos continentes africano e asiático a partir do século XIX. Nesse processo as nações industriais europeias ampliaram seus mercados e para justificar a colonização usaram como argumentação a superioridade racial.

O continente atualmente é alvo de disputas territorial entre países europeus que visam as riquezas de seu solo (as grandes empresas investem na exploração das minas de ouro e diamante) e impedem o desenvolvimento autossustentável das comunidades e povos africanos.

Assim a pobreza dos países africanos é intensificada, uma vez que, empresas de nações desenvolvidas como Canadá, Estados Unidos e outras nações europeias exploram e beneficiam dos recursos naturais existentes.

Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional) vinte países da África subsaariana são classificados como ricos em recursos. Percebe-se, através dos números apresentados, que a exploração do continente massacra o povo que enfrenta não só o problema da fome, mas também epidemias e a identidade cultural.

Gestão por competências é uma alternativa para escolher profissionais adequados para a função correta em uma empresa. De acordo com os objetivos da empresa os indivíduos ou grupos são organizados para que a empresa atinja seus objetivos.

Os benefícios são concretos porque as empresas que necessitam de pessoas capacitadas ou especialistas terão a oportunidade de escolha desses profissionais de forma direto sem prejuízos de tempo.

Segundo a empresa poderá beneficiar-se do diferencial oferecido pelos profissionais contratados, visto que foram escolhidos de acordo com a competência que a empresa necessita.

Desenvolvimento sustentável é o uso dos recursos naturais, pela geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É uma forma de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Os recursos naturais são finitos, no entanto para alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário planejamento, principalmente das empresas, que poderão reduzir o uso de matérias primas, produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Algumas medidas para um mundo mais sustentável são necessárias, por exemplo, gestores públicos, ao priorizar o transporte público coletivos, como ônibus, trens e metrôs, estarão colaborando para a qualidade do ar. Quando as cidades priorizam o transporte público, o número de automóveis diminui e, com ele a emissão de poluentes. Os biocombustíveis, como etanol, emitem menos poluentes do que a gasolina e óleo diesel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com