TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2° SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Por:   •  3/8/2016  •  Seminário  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório do 2° Seminário de Práticas Educativas

O Seminário ao qual participei foi no polo do CEDERJ de Itaguaí, no dia 03 de outubro de 2015, das 8:30 horas ás 17 horas. O dia do seminário foi muito proveitoso, pois além de aprender os fundamentos do teatro e de como utilizar essas técnicas para enriquecer e dinamizar o ensino aprendizagem dos alunos em sala de aula, pudemos vivenciar tais benefícios na nossa própria turma, a partir dos exercícios realizados.

O primeiro exercício realizado foi a integração entre os participantes, fizemos uma roda e sentados, nos apresentamos contando o nome, idade, cor predileta, o que gosta, o que não gosta, defeito e qualidade, momento feliz e triste, sonho, e por último uma mensagem, foi um momento inicial de apresentação e conhecimento do grupo, e durante a atividade muitas pessoas se emocionaram devido a interação realizada. Foi uma atividade muito proveitosa, o que na educação vem ser muito importante para que os alunos se integrem com mais facilidade.

O segundo exercício relacionado à sensibilização, que consiste na percepção do aluno, um aluno foi escolhido para ser o observador que deveria prestar bastante atenção em todos os detalhes, as mudanças são feitas na sala de aula após sua saída, são feitas mudanças, como: a professora tira os brincos de uma aluna e coloca em outra, troca alguns alunos de seus lugares, e quando o aluno que tinha saído entra, ele tem que identificar as mudanças ocorridas. Nesse momento vimos como um exercício de sensibilização pode ajudar a canalizar e maximizar os sentidos, não só no teatro, mas na leitura de mundo dos alunos. Esse exercício treinou nossos sentidos.

Nesse mesmo exercício fizemos de espelhamento, onde um aluno sai de sala, e o que ficam em sala combinam que a partir de um aluno matriz, para a criação dos sons e os outros copiam, se iniciam e são mudados sem que o aluno que saiu de sala, e voltou , após ouvir os sons descubra através da percepção auditiva quem o iniciou.

O terceiro exercício foi de concentração, foi muito interessante, pois treinou a nossa concentração, formamos duas fileiras, um aluno de frente para o outro deveria efetuar alguma ação, exemplo: fazer uma careta, e assim tirar a concentração do outro, e assim depois invertia as duplas, a concentração é muito importante para os alunos e também para os professores, isso deve ser levado para a sala de aula.

O outro exercício de concentração foi na roda, onde todos sentados e de olhos fechados, o professor sai passando de mão em mão uma latinha, e partir do tato, teríamos que descobrir o que era.

O quinto exercício esta ligado ao teatro no qual deveríamos utilizar um objeto imaginário, no caso seria um chiclete, onde faríamos uma bola, e essa bola após ser estourada seria transformada em um objeto, ou imagem associada ao cotidiano, os alunos deveriam identificar qual o objeto que a bolha representava apenas observando os nossos movimentos em cena com o tal objeto

O último exercício realizado foi em grupos de sete pessoas, foram realizadas cenas sendo representadas por gestos, sons, e fala, a primeira cena deveria ser com gestos, em seguida deveríamos repetir a mesma cena apresentada anteriormente com sons, os movimentos deveriam ser os mesmos e tudo que foi feito com gestos agora deveria ter som, deveríamos criar diálogos que representassem a cena da mesma maneira que na apresentação com gestos. E por último a cena tinha gestos, sons e falas. As apresentações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com