TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4 REFERENCIAL TEÓRICO

Por:   •  2/9/2018  •  Seminário  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 2

4 REFERENCIAL TEORICO

A água é o nosso bem mais precioso, e indispensável para a sobrevivência do ser humano. Através de inúmeras pesquisas, a ciência comprovou que a vida originou- se da água, e ela predomina em todos os corpos vivos. Não conseguimos imaginar a nossa vida sem água, ela está presente em praticamente tudo que envolve o nosso cotidiano, ela serve para beber, cozinhar, lavar as nossas roupas, faz parte de todo o processo de higiene do indivíduo e também é indispensável nos setores das indústrias e ainda, segundo Branco (2003, p. 87):

“A água é um bem natural por representar um elemento da natureza indispensável à vida de todos os seres, aquáticos ou terrestres. Além de constituir o ambiente natural dos organismos marinhos e de água doce, a água compõe parte significativa das células de todos os seres vivos e participa de todos os processos de transportes de alimentos no interior dos organismos, bem como da formação do sangue, das seivas e de outros componentes líquidos dos animais e vegetais. Em relação às aves e aos mamíferos, desempenha, ainda, papel importante na manutenção de sua temperatura. Finalmente constitui regulador essencial do clima de toda a terra...”.

“De acordo com Penteado (apud ARAÚJO 2006, p.19), a escola é o local ideal para a promoção deste processo de preservação, pois a escola incorpora ações que visam à formação de cidadãos conscientes da relevância das questões ambientais.”.

Segundo os PCNs, “(...) cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação.” Nesse sentido, a educação ambiental deve não ser somente objeto de informação, mas também deve dar subsídios para que os alunos possam pôr em prática o que aprendem, não só na escola, mas também na vida cotidiana, levando o conhecimento ao âmbito familiar. Temos que conscientizar as nossas crianças desde seus primeiros anos de vida, que a água e o nosso maior bem, e que devemos cuida- lá e preserva- lá, pois 97,5% de água no nosso planeta são salgadas, o restante é para o consumo humano, isso é muito pouco para as nossas futuras gerações, por isso devemos preservar o que ainda temos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com