TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA

Por:   •  20/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.706 Palavras (15 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 15

A ABORDAGEM DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA

                                                                           Jefferson Francis Ferreira Lima

                                                                           José Gerivânio Bezerra da Silva

RESUMO

O presente artigo procurou entender como a dança está sendo tratada nas aulas de Educação Física, realizando discussões sobre as dificuldades, resistências por parte dos alunos e professores e também sua importância como conteúdo a ser abordada. Por meio dos dados coletados, buscamos compreender como os profissionais de Educação Física estão lidando com o conteúdo de dança em suas aulas, como enfrentam as dificuldades e desafios, se a dança está presente nas aulas e se sua preparação profissional é capaz de proporcionar conhecimentos, aprendizagens e ensinamentos aos alunos. Baseado na literatura escolhemos a dança por entender que a mesma está sendo descontextualizada e marginalizada nas aulas de Educação Física, vimos também que a dança é muito utilizada como atividade extracurricular, festas e eventos comemorativos por parte dos professores e não é tratada mostrando sua essência, sua importância, seus reais significados para os alunos. Os professores questionados entendem a dança como conteúdo importante para ser ensinado aos alunos, descrevem alguns objetivos que podem ser alcançados durante o processo, porém muitos não tiveram em sua graduação acadêmica ou não trabalham em suas aulas de Educação Física, desta maneira a pesquisa e a busca pelo conhecimento passam a ser fatores importantes a serem abordados para que os mesmos consigam ter a noção necessária para ensinar de maneira eficaz aprofundando este conteúdo.

Palavras-chave: Dança – Educação Física – Formação Profissional.

INTRODUÇÃO

A Dança possui diferentes significados e sentidos e faz parte de diversos momentos de nossa vida, ao dançar movimentamos expressivamente o corpo realizando movimentos ritmados, com arte e criatividade. Porém a dança é mais do que uma expressão artística e por meio dela podemos adquirir aprendizados, conhecimentos, desenvolver a criatividade e pode ser usada   como um lazer e uma maneira de comunicação por possuir uma linguagem corporal onde por meio dos gestos, expressões faciais e posturas os movimentos querem nos dizer e transmitir algo, passando de uma expressão corporal onde diz respeito apenas aos movimentos do corpo propriamente dito e assim alcançando outros níveis.

Pensando nas aulas de Educação Física a dança é muito importante e o Brasil possui uma grande diversidade cultural, desta maneira a dança é notada como uma das expressões com mais significados e possibilidades de ser ensinada aos alunos da Educação Física Escolar. Danças de rua, de salão, folclóricas, brasileiras, por exemplo, possuem características e significados, fazendo parte da cultura de determinados povos, de determinados estados que podem agregar aos alunos se forem bem exploradas em sua essência ou serem bem abordadas pelos professores nas aulas de Educação Física pensando que algumas destas danças já fazem até parte da cultura de alguns alunos, favorecendo a absorção do conhecimento, facilitando o ensinamento e a aprendizagem dos mesmos.

A dança consiste num dos conteúdos do currículo da Educação Física, inclusa no Bloco das Atividades Rítmicas e Expressivas, tendo como principal característica a expressão corporal. Há uma diversidade de aprendizagens possíveis por meio da dança, em especial, o conhecimento da cultura rítmica dos povos contribuindo para formação social e cultural do aluno, permitindo discussões que inclui a valorização da identidade do sujeito. BRASIL, 1998 (Apud DA CRUZ; COFFANI, 2015)

Porém nas aulas de Educação Física ainda há muitas dificuldades, em algumas escolas a falta de materiais e espaço surge como um dos problemas citados pelos professores para a não presença da dança nas aulas de Educação Física, mas vemos outras situações mais relevantes como o não interesse de alguns professores, o fato de não terem em sua formação o conteúdo dança, a não formação continuada, a resistência encontrada nas aulas por parte de alguns alunos, a utilização da mesma apenas em eventos e festas comemorativas, ou seja, diversos desafios a serem superados para que se tenham boas aulas de dança na Educação Física e os maiores beneficiados sejam os alunos.

OBJETIVO

Entender como a dança está sendo abordada nas aulas de Educação Física e qual a sua importância.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi descritivo-qualitativo, por meio de pesquisa de campo, fazendo um levantamento de como a dança está sendo tratada nas aulas de Educação Física e qual a sua importância. Foi realizado um questionário aberto contendo cinco (5) perguntas para cinco (5) professores de Educação Física, com idade entre 30 e 55 anos, classificados na tabela como: P1, P2, P3, P4, P5, para colher informações e opiniões sobre o assunto. Todos os profissionais são do sexo feminino, que atuam na área entre cinco (5) e vinte e sete (27) anos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Importância da preparação profissional (graduação em Educação Física) para o ensino da Dança nas aulas de Educação Física

P1- Quando fiz a faculdade tínhamos recreação da matéria e nela estava inserida       dança.

P2- Básicos.

P3- Sou formada em balé clássico, o que facilitou o ensino de dança para o ensino fundamental I e II.

P4- Na faculdade onde fiz não tinha dança na grade curricular.

P5- Não tive dança.

Tendo em vista as respostas P1 e P2 é de se compreender que ambas adquiriram conhecimentos básicos em dança na sua formação acadêmica, ou seja, apenas algo inicial, muito raso para se chegar ao ensinamento ideal da dança na Educação Física, como por exemplo, conceitos da linguagem e expressão corporal. Entendendo a Dança como conteúdo importante a ser explorado nas aulas onde o aluno seja o maior beneficiado, é fundamental abordar a dança em sua essência por parte dos profissionais como buscar ao máximo informações e conceitos por meio de pesquisas e absorver conhecimentos a fim de sempre estar buscando aprender e ensinar aos alunos a dança.

Brasileiro (2002, p. 10) apud DA CRUZ;COFFANI (2015) explica que a conceituação do que seja dança é organizada em dois eixos conceituais, de forma que o “[...] primeiro apresenta-a como movimento que fortalece, coordena, etc., e, com isso, ajuda a todas as atividades da Educação Física; enquanto o segundo apresenta-a como expressão cultural de um povo”. Citamos acima (BRASILEIRO, 2002) para exemplificar como a dança pode ser estudada em diversas formas, ou seja, é um conteúdo que pode ser muito produtivo para os alunos e atingir a motivação e interesse dos mesmos se forem bem utilizados, indo muito mais além do que a questão mais estética da dança, como a realização pensando apenas nos movimentos do corpo propriamente ditos, sem a transmissão de seus significados. Pensando nas respostas P4 e P5, conclui-se que as mesmas não tiveram dança em sua formação, desta maneira se não houver pesquisas e uma busca pelo conhecimento da dança como foi dito sobre as respostas de P1 e P2 onde elas ainda vivenciaram o básico, inevitavelmente terão dificuldades em aplicá-la. Uma inadequada formação em dança, que em muitos casos é restrita a uma única disciplina do curso de graduação, com carga horária incipiente, o que não possibilita o aprofundamento necessário de conhecimento e experiências com o ensino de dança. (DA CRUZ; COFFANI; 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com