TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADVERSIDADADE EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI

Por:   •  22/3/2016  •  Artigo  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

A ADVERSIDADE EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI

Rogério Oliveira de Freitas

INTRODUÇÃO

Este tema surgiu a partir de uma profunda reflexão resultante de muitas observações e análise da atual situação do ensino no município de Manaquiri. Situação essa que ao longo do tempo vem causando desconforto não só ao sistema de ensino, mas, principalmente a pais de alunos que não veem seus filhos desenvolverem um bom aprendizado e pouco se tem discutido sobre esse grave problema.

Essa fatalidade já é uma questão em que se deve ter uma atenção especial, haja vista que se trata do futuro de uma população que vem aumentando consideravelmente no decorrer da ultima década. Por isso, quanto mais precoce as tentativas de resolução desse grave problema, maior será a chance de se ter êxito.

Realmente não houve uma preocupação que gerasse um ponto determinante para uma tomada de decisão e a partir daí se chegar há um objetivo concreto do que se espera da educação no município a curto, a médio e a longo prazo.

Apesar de todas as resoluções do ministério da educação nas ultimas décadas, das leis e decretos que buscam regulamentar a questão educacional no país, nosso município ainda engatinha rumo ao ensino de qualidade, mesmo dando um largo passo implantando o ensino em Tempo Integral em toda rede de ensino municipal, é possível visualizar grandes necessidades imprescindíveis no sistema regulatório.

E por fazer parte do sistema de ensino desta municipalidade é que pude perceber de perto como de fato é a realidade nas escolas tanto da zona urbana quanto da zona rural, enumerando fatores que de maneira direta ou indireta podem contribuir para isso que o tema se refere.

Neste será apresentado os aspectos que tem influenciado nessa realidade referente a questão educativa, como também as possíveis providencias que se tomadas com responsabilidade poderá trazer muitos benefícios a rede educacional do município de Manaquiri.

1. CALENDÁRIO ESCOLAR ANUAL

Ao que se refere ao calendário escolar anual, é possível enxergar algumas situações que podem ser classificadas como falhas. Entre essas falhas podemos destacar como principal o início do ano letivo, que se torna mais impreciso na zona rural, onde raramente, quase que sem exceção nunca se completa os duzentos dias letivos obrigatórios conforme está preconizado pela LDB Lei nº 9394/96, em seu Art. 24 e Inciso I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuída por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Diante da afirmação quanto à carga horária mínima, cabe ao poder público, juntamente com todo o sistema da gestão educacional elaborar um novo calendário onde seja prevalecido o que está estabelecido na LDB.

Uma das formas de se cumprir a lei é elaborando um calendário que esteja de acordo com as características das escolas ribeirinhas, que não haja interrupções extensas durante o período letivo, em consequência da enchente e da estiagem que afeta o município ano a ano.

2. CONDIÇÕES CLIMATICAS

Um dos principais problemas para o baixo desempenho de aprendizado em Manaquiri são os fenômenos naturais que vêm assolando a região Amazônica nos últimos anos, fenômenos estes que impossibilitam e interrompem a continuação do ano letivo por um período considerável, e que sem dúvidas prejudica muito o aprendizado dos alunos, já que nesse momento não existe possibilidade de se dedicarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com