TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE BNCC

Por:   •  8/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Luana Costa das Neves

RGM: 23847808

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Data: 20/05/2021

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estágio Curricular Superv. nos  Anos Iniciais do Ensino Fundamental

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4

Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 45 linhas).

Digite aqui o seu texto:

As competências gerais na BNCC é um assunto presente, dada a sua importância enquanto alicerce do esforço educativo. Sobre ele, firmam-se as bases de muitas outras questões trazidas por este diploma pedagógico. No presente trabalho, chama-se atenção, em especial à quarta competência geral da educação básica trazida pelo texto. Trata-se daquela que traz o enunciado do uso de variadas linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital, e também do conhecimento das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e assim produzir sentidos que levem ao entendimento recíproco (BRASIL, 2018). Antes, contudo, importa elucidar um aprofundamento conceitual preliminar.

A própria BNCC conceitua competência como mobilização de conhecimento. Logo, compreende-se enquanto uma espécie de “demorar-se” no desenvolvimento de alguma habilidade relacionada ao tema posto. Cumpre registrar também que as competências gerais remontam à ideia de direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, consubstanciam-se num decálogo em que se falam os pontos de mobilização do conhecimento fundamentais para assentar qualquer outro conteúdo trazido pelo mesmo diploma (BRASIL, 2018).

        No que concerne à quarta competência geral aplicada ao campo específico do estágio em questão, tem-se que a comunicação é elementar no processo educativo. Isso porquanto é no diálogo, portanto na comunicação consigo, com outro e com o mundo que o ser humano se constrói e se transforma. Como bem lembra Freire (ano), o monólogo é a negação da condição humana. Em todas as etapas de ensino tal aspecto resguarda relevância. De modo especial na etapa da educação infantil, já que é um período de muitas descobertas e na qual o processo de autoafirmação é constante. Os seres humanos têm sede de comunicação como têm sede de autonomia, precisam se posicionar, pois são sujeitos, seja do processo de aprendizagem, seja da vida. Não se resumem a meros objetos, passivos e expectadores. Ao contrário, têm anseio proativo e dinâmico de fazer diferença na sociedade.

         No que tange ao ensino fundamental, a linguagem é uma realidade desafiadora a ser laborada com desenvoltura e criatividade, isso porquanto a criança está em evolução contínua, descobrindo a si mesmo e ao mundo e tem certas dificuldades em se estabelecer um elo comunicativo. Suas potências psciomotoras e cognitivas estão em desenvolvimento (PIAGET, 1976). Em perspectiva bem distinta, nessa etapa há uma série de interações que fazem com que a criança dialogue com o meio social e partir dessa relação se construa subjetivamente (VIGOTSKY, 1989). Nessa conjuntura, também pode ser um aliado indispensável é a ferramenta lúdica, o brincar que ressignifica a aprendizagem, faz com que a criança adentre ao universo do conhecimento da forma que naturalmente se propõe à vida: ludicamente, brincando e entretendo-se. Isso é o que torna a linguagem entre professor do ensino fundamental e os educandos um ponto convergente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com