TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE BNCC LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Nome Completo: Meire Ellen Messias de Souza

RGM: 20765517

Instituição: Cruzeiro do Sul

Data: 04/05/21

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estágio Curricular

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4

Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 45 linhas).

Digite aqui o seu texto:

Comunicação: Utilização de diferentes linguagens para diferentes expressões;

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter  normativo que  define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os  alunos  devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da  Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). “Utilizar diferentes linguagens-verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo” (BNCC, 2018, p.9).

Essa competência nos traz um olhar diferente, uma forma "nova" de enxergar que não temos somente o escrever e o falar para nos expressar. A comunicação utiliza linguagens artísticas e científicas para acontecer. Essa Competência abrange a diversidade comunicativa para a compreensão mútua. Vale o destaque à LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pois, ao lado da Língua Portuguesa a LIBRAS também é nosso idioma oficial. Ela abrange a importância do diálogo, para promover entendimento mútuo.

Antes de tudo, é preciso ter em mente 4 atitudes para uma boa comunicação:

1 – Sempre ouvir com atenção;

2 – Comunicar-se de modo estruturado para atingir objetivos específicos;

3 – Manter o foco quando faz ou responde perguntas abertas;

4 – Parafrasear e resumir para checar o entendimento do que foi dito.

Também é preciso fazer perguntas adequadas, manter o foco e saber usar o silêncio quando preciso.

A comunicação  faz parte da  natureza  humana. Em  todos  os aspectos, utilizamos  em  suas mais variadas formas: falar, escrever, desenhar, dançar, pintar, cantar, gesticular... Tudo isso é comunicação! Com as ferramentas certas, ela pode ser uma poderosa forma de desenvolvimento pessoal, podemos ajudar todos de uma forma agradável, se comunicarmos de formas diferentes podemos ampliar nosso repertório de múltiplas linguagens.

Comunicar não é só falar e escrever! Fazer arte também é emitir uma informação, é uma forma de se expressar, de falar sem dizer, de gritar sem precisar abrir a boca. Outros benefícios relacionados à arte são: desenvolvimento pessoal, da criatividade, conhecimento corporal, trabalho da mente. A utilização da arte e de diferentes línguas oral, corporal, visual motora, libra, escrita e digital, para se expressar e partilhar  informação devem ser estimulado pelas escolas, pois na sociedade atual e moderna, sabe-se que não só a  língua portuguesa  que é necessária  para a comunicação. A apresentação de outras linguagens e cultura  auxiliará  os  alunos a entenderem  como  vivemos em um mundo globalizado, nas quais as fronteiras físicas podem ser ultrapassadas pela interação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com