TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE RESPONDIDA

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                                               Caderno de Atividades

 Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais

 Aluno: MARÍLIA TRINDADE VERAS SANTOS    

DATA  08 DE JUNHO DE 2020

 Enunciado da Questão Objetiva

 Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 4.024/61 – foi incorporada a disciplina “Iniciação Científica” a partir do primeiro ano do curso ginasial. O ensino de Ciências Naturais passou a ser visto como uma busca contínua de conhecimentos, que visava à investigação, discussão e pesquisa, pois o currículo escolar precisava responder às mudanças ocorridas por influência:

 Alternativas

( ) A Do Ministério da Educação

( x ) B  Da Escola Nova

( ) C  Dos Parâmetros Curriculares Nacionais

( ) D  Do Ensino Tradicional

( ) E  Do Construtivismo

Justificativa

Justifique a escolha da sua resposta[pic 2]

2) Atividade Dissertativa

Era Vargas e desenvolvimento industrial

Foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infraestrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas décadas de 1930-40. Porém, este desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros urbanos da região sudeste, provocando uma grande disparidade regional.

Durante este período, a indústria também se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45), pois, os países europeus, estavam com suas indústrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles o Brasil.

Com a criação da Petrobrás (1953), ocorreu um grande desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo (borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc).

Disponível: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/industrializacao_brasil.htm acesso em 03/06/2016

Conforme texto apresentado, observamos que o desenvolvimento industrial brasileiro provocou mudanças significativas nos aspectos político, social e econômico. Quais as mudanças ocorridas, na década de 50 no âmbito educacional, para atender os novos desafios sociais e econômicos da época?

Justifique sua resposta. [pic 3]

3) Em relação aos questionamentos sobre como aprender e ensinar Ciências Naturais, é necessário que, antes de tudo, se compreenda que o processo de aprendizagem das crianças:

Alternativas

A (X) Começa muito antes da escola.

B ( )  Começa no ambiente escolar.

C ( ) Começa a partir de incentivos ao estudo do meio.

D ( ) Começa apenas por meio de brincadeiras.

E ( )  Depende apenas da dedicação familiar.

 Justifique a escolha da sua resposta:[pic 4]

4) ".... É importante a criança brincar, pois ela irá se desenvolver permeada por relações cotidianas, e assim vai construindo sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca" (MALUF 2003, p. 20). Considerando a relevância da brincadeira espontânea no processo de aprendizagem. Comente como o professor poderá aproveitá-las em sala de Aula.

Resposta:[pic 5]

 O lúdico inserido na aprendizagem, concilia a brincadeira com o ensino, tornando essa fase da vida mais prazerosa, além de contribuir para o crescimento individual e para o social do indivíduo. É fundamental para a criança que o educador seja capaz de integrar o ensino a atividades lúdicas que possam contribuir para o aprendizado de forma prazerosa. Por meio do lúdico, a criança cria, fantasia e sem intenção acaba ajudando a construir pensamentos e criar conceitos que a levem a perceber o mundo.

5) Os conteúdo das Ciências Naturais podem ser estabelecidos através de alguns critérios:

Alternativas

A( ) Desenvolvimento dos saberes que a criança tem sobre o mundo social e natural.

B( )  Desenvolvimento dos saberes que a criança tem sobre o mundo social e natural.

C ( ) Desenvolvimento dos saberes que a criança tem sobre o mundo social.

D ( )  Importância social, grau de significado para os alunos.

E (X )  Importância social, grau de significado para os alunos, construção de uma visão de mundo integrada, desenvolvimento dos saberes que a criança tem sobre o mundo social e natural.

Justifique a escolha da sua resposta:[pic 6]

Na Educação Infantil, as crianças pequenas (de zero a três anos de idade) devem participar de atividades relacionadas às Ciências Naturais, isto é, histórias, jogos e canções populares, brincadeiras etc. Devem também explorar e observar a transformação de objetos, suas características e relações simples de causa e efeito. Outra atividade importante é cuidar de plantas e animais, percebendo seu próprio corpo através das habilidades físicas, motoras e perceptivas, promovendo, assim, a ampliação e construção de conhecimentos, por meio da observação e contato com fenômenos da natureza.

6) No ensino de Ciências Naturais é preciso que os educandos sejam colocados em diferentes situações de aprendizado em que não utilizem apenas a memória como recurso cognitivo, mas também a prática. É aí que entram os trabalhos com os conteúdos:

Alternativas

A ( )  Conceituais

B( )  Tradicionais

C( ) Que envolvem as Ciências Naturais

D(X)  Procedimentais

Justifique a escolha da sua resposta.[pic 7]

Esses conteúdos envolvem técnicas, métodos e processos para a realização de determinadas tarefas. São métodos para um trabalho investigativo, técnicas de estudo, estabelecimento de relações entre conceitos, destreza manual etc. É comum considerar os conteúdos procedimentais uma ação automática referente à execução de uma atividade pelo aluno, porém, quando analisamos situações em que o aluno não sabe como fazer uma pesquisa ou não sabe como fazer um relatório ou mesmo um resumo, entendemos que tais ações estão ligadas ao “saber fazer” e, por esse motivo, podem e devem ser ensinadas e aprendidas, tornando-se objeto de estudo/aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (239.9 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com