TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇAO E VERIFICAÇÃO

Por:   •  6/7/2017  •  Dissertação  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

FAEC - Instituto Atitude de Educação 

[pic 1]

VERIFICAÇÃO OU AVALIAÇÃO: O QUE A PRATICA A ESCOLA

[pic 2]

2017

Esse capítulo aborda a questão da verificação e avaliação que vem ganhando espaço no âmbito escolar, já que a procura pelo saber é continua dentro das escolas, ganhando funções distintas para ser implantada de acordo com as necessidades que são encontradas dentro das salas de aula.

A definição de verificação e avaliação são extremamente diferentes entre si. Esse texto fala da pratica de verificação e avaliação, do aproveitamento do aluno em sala de aula, eles são como termômetros para saber se o método utilizado é eficaz ou não.

Luckesi (2011) mostra que na prática de verificar e avaliar esse aproveitamento escolar, leva o docente a praticar três etapas como consequência: a medida do aproveitamento escolar, a transformação dessa medida em notas e conceitos e a utilização dos resultados obtidos com os métodos usados.

Ele aponta um novo ponto que acaba passando a existir dentro desse âmbito escolar: a obtenção da medida dos resultados da aprendizagem. Na escola esses resultados vem através da medida que é conquistada pelos alunos por meio criados, métodos utilizados para se chegar aos resultados.

Luckesi (2011) demonstra que essa medida é uma forma de comparação, colocando uma medida como instrumento padrão e outra medida como objeto a ser medido, que ao fim do resultado será a quantidade de vezes que o instrumento padrão cabe dentro do instrumento objeto. Isso nada mais é do que quesitos para avaliar o aluno e obter resultados sobre ele.

Um ótimo exemplo é dado pelo autor quando ele ressalta que o professor utiliza como base, a medida de acerto das questões e dá como exemplo um teste com dez questões, onde sendo o acerto o padrão de medida e sua pontuação total sendo dez. Assim o aluno pode acertar as dez questões ou pode acertar menos questões. E com isso o professor faz a medida de aprendizagem do aluno através da quantidade de acertos na avaliação. Na prática escolar, a quantidade de acertos é transformada em pontos, essa transformação de pontos é uma representação em nota dos acertos obtidos no teste.

Ela sendo precária ou não, a medida se torna necessária para o processo de aprendizagem do aluno e para a pratica escolar. É a partir daí que o professor começa a prosseguir com o processo de aprendizagem para medir a aprendizagem dos seus alunos.

Sendo assim a medida se tornará notas ou conceitos de avaliação, nesse processo é que o professor começa a ter resultados e assim os transforma em pontos que gerarão as notas finais e/ou conceitos. Essas notas podem ser de zero a dez e os conceitos pode ser em letras: A, B, C e D ou em Regular, Bom, Muito Bom e Excelente. Essas notas e conceitos é a mediação que mostra ao professor a qualidade que o aprendizado dos seus alunos está.

Luckesi (2011) destaca a diferença entre verificar e avaliar, para ele a avaliação “envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo uma decisão do que fazer ante ou com ele” e a verificação como “uma ação que ‘congela’ o objeto; a avaliação por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação”.

Ele propor que a avaliação de aprendizagem deve ser atribuída de qualidade aos resultados que se temos das aprendizagens dos alunos, onde se torna necessário avaliar para se entender os meios e para se entender as razões de certos impasses e criar novas soluções para esses impasses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com