TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Sociocultural

Por:   •  3/11/2019  •  Abstract  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre as abordagens de ensino presentes no livro “A Escola que sempre sonhei Sem imaginar que Pudesse Existir”, de Rubens Alves.

Neste livro, Rubem Alves relata, através de uma visão poética e ao mesmo tempo simples, sobre a experiência de sua visita, a Escola da Ponte, em Portugal. Para ele, a escola atende todos os anseios e desejos que ele sempre idealizou em relação à educação, uma vez que a escola possui um método de ensino totalmente contrário aos métodos tradicionais, sem existência de um professor para cada disciplina , de aulas convencionais ou de “programas” a serem cumpridos.

Rubem, descreve a escola como um lugar encantador, onde alunos e professores se tratam como respeito e amor, no qual o processo de ensino-aprendizagem se dá através da cooperação, do respeito às diferenças e da inclusão. Uma escola ligada ao prazer de aprender, que através da autonomia e liberdade dada aos alunos, conseguem construir cidadãos conscientes, democráticos e participativos na sociedade.

Ao mesmo tempo em que Rubem relata sua incrível experiência em sua ida a Escola da Ponte, ele também faz críticas aos métodos de ensino tradicionais utilizados nas escolas brasileiras, que torna o fato de ir a escola ou de aprender algo, uma tortura aos estudantes.

Dentro desse contexto, iremos analisar algumas abordagens que são utilizadas dentro da sala de aula, com base no relato de Rubem Alves.

As abordagens a serem analisadas são:

Tradicional

Comportamental;

Humanista;

Psicanalítica;

Construtivista e

Sociocultural.

Segundo Libaneo, as varias formas de abordagens da educação não aparecem na prática escolar de forma pura e nem sempre são mutualmente exclusivas. Além disso, elas podem variar de acordo com o seu contexto histórico, ou seja, depende do tempo, local e sociedade do momento. Não são consideradas receitas prontas, mas servem como norteadoras pra que o professor possa construir sua prática educativa.

Abordagem tradicional

Mizukami (1986), em seu livro “Ensino as abordagens do processo”, diz que para Snyders, autor que estudou sobre o ensino tradicional, essa abordagem é apontada e tida como ensino verdadeiro, pois conduz o aluno ao contato com a literatura, artes, raciocínios e demonstrações, legitimadas pela cultura.

A autora destaca ainda que, nessa abordagem, o ensino é centrado no professor, considerado um homem pronto e acabado – dono do saber, e o aluno um adulto em miniatura, ou seja, sujeito inacabado que precisa ser preparado em todos os níveis.

“O ensino, em todas as suas formas, nessa abordagem, será centrada no professor. Esse tipo de ensino volta-se para o que é externo ao aluno> o programa, as disciplinas, o professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores.” (MIZUKAMI,1986, p. 8.)

A educação é caracterizada, pela instrução e transmissão do conhecimento, restrita a escola e ao professor, em tarefas de aprendizagem quase sempre padronizadas.

Dessa forma, o papel aluno se torna insignificante, pois seus interesses ou vontades não são ouvidos e sua função gira em torno de escutar e memorizar o que é transmitido pelo professor, considerada por alguns autores como uma educação bancária, que se caracteriza, por depositar no aluno conhecimento, informações, dados fatos etc..

No contexto social e nível de hierarquização, se aluno atingir o mínimo exigido do que exige o conteúdo programático ocorre a sua aprovação e é promovido nas séries escolares, e no final do processo, estará apto a receber seu diploma. Então, quanto mais informação for armazenada pelo aluno, mais chances ele terá de ser aprovado.

Abordagem humanista

Um dos principais teóricos da abordagem humanista, é Carl Rogers.

Para Rogers,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com