TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sociocultural Resumo

Por:   •  19/11/2016  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  6.976 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem sociocultural

A abordagem sociocultural surge em um contexto pós-segunda guerra mundial e tinha como objetivo valorizar a cultura e democratizá-la. Essa abordagem tem como principal inspirador Paulo Freire.

Para essa abordagem o homem é o sujeito da educação, a ação educativa promove o sujeito como sendo único dentro de uma sociedade ou ambiente, ele participa da história e pode transformar a realidade. Segundo Paulo Freire, tem uma tendência internacionalista, há interação entre o sujeito-objeto, homem-mundo.

A cultura é formada a partir da experiência do homem, não sobre informações já impostas, para esta abordagem o homem deve ter consciência e tomar atitudes de reflexão crítica sobre a ação de todos que participam da sociedade.

Para Paulo Freire a educação assume algo que vai além da escola, a escola na abordagem sócio cultural, deve ser um local onde seja possível alcançar um crescimento recíproco, do professor e dos alunos, no processo de conscientização, o que difere de uma escola da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades.

Paulo Freire diz também que a escola é uma instituição que existe num contexto histórico de uma determinada sociedade e para compreendê-la é necessário entender o poder constituído na sociedade em que se está atuando.

A Educação de acordo com essa abordagem se dará enquanto processo, em um contexto que deve ser levado em consideração uma analise contínua, existe um foco na passagem das informações mais primitivas de consciência para a consciência crítica, o individuo não participa ativamente da história, da sociedade, da transformação de realidade, se não estiver apto para tomar consciência da realidade e, mais ainda da sua própria capacidade de transformá-la. Para que a educação seja válida, deve-se considerar o contexto e meio na qual o sujeito vive. O homem deve refletir sobre sua realidade e quanto mais ele refletir, ele poderá transformá-la, a elaboração do conhecimento está ligada ao processo de conscientização do sujeito, deve ser um processo contínuo e progressivo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com